"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 3 de maio de 2013

EXPORTAÇÃO E INFLAÇÃO REDUZEM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, DIZ IBGE

 
Dificuldades para exportação e a inflação prejudicaram a produção da indústria de alimentos em março, afirmou o gerente da coordenação da indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Luiz Macedo.

Dados da pesquisa Produção Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, apontaram que a produção de alimentos caiu 2,7% em março na comparação com fevereiro, na série dessazonalizada, enquanto a produção industrial do país cresceu 0,7%. Foi a segunda queda consecutiva do setor alimentício. Em fevereiro e março, a produção de alimentos teve queda de 4%.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Um conjunto de fatores explica essa queda. Há o recuo das exportações de produtos como soja e açúcar, por exemplo", disse Macedo. "Há também a inflação que atrapalha o setor", completou.
 Em março, a produção de alimentos recuou 7,9% ante igual mês de 2012. Nessa base de comparação, a queda atingiu a fabricação de 72% dos itens dessa indústria. Além disso, o fato de março deste ano ter tido dois dias úteis (20) a menos que março do ano passado também influenciou o resultado do segmento, assim como de toda a indústria.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A queda da produção de alimentos em março, quando comparada ao mesmo período em 2012, é um dos fatores que levaram a produção de semi e não duráveis a recuar 8,2% no mesmo período, a maior queda desde janeiro de 2009 (-8,6%).
O IBGE destaca a queda nas produções de açúcar cristal, suco de frutas, margarina, rações e leite pesaram no resultado.
No acumulado do ano até março, a produção de alimentos caiu 3,1% ao passo que, em 12 meses, o segmento teve recuo de 2,4%.
03 de maio de 2013
Diogo Martins - Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário