"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 3 de maio de 2013

ÍNDIA E CHINA SE PREPARAM PARA UM CONFLITO

article image
Fronteira remota nos Himalaias jamais foi demarcada (Reprodução/Economist)

Briga por fronteira

Conflito prolongado entre soldados chineses e indianos em uma região disputada de Ladakh reflete um problema profundo

 
Até agora a questão se refere a algumas barracas militares, um punhado de soldados com frio e uma desavença a respeito de uma fronteira remota nos Himalaias que jamais foi demarcada. No entanto, um conflito prolongado entre soldados chineses e indianos em uma região disputada de Ladakh reflete um problema profundo: este já é o conflito mais sério entre os colossos asiáticos desde a década de 80.

A Índia acusa seu vizinho a nordeste de despachar tropas para uma localização a 19 quilômetros da Linha de Controle Real (LCR), na região de Despang em Ladakh, parte do estado Jammu e Caxemira que fica imprensada entre o Tibete e o vale da Caxemira. Eles estariam lá há duas semanas. Agora um pequeno grupo de soldados indianos estabeleceu um acampamento em frente ao dos chineses. Embora não haja sinal de intensificação –- e parece haver poucas perspectivas de que isso venha a acontecer –- nenhum dos dois lados encontrou uma maneira de dissolver a tensão.

Esse conflito está ocorrendo em uma área que, apesar de não ser povoada, tem grande importância simbólica. Cerca de 4.000 km da fronteira entre a Índia e a China permanecem intocadas, de modo que testes realizados em qualquer lugar de sua extensão são imensamente significantes. Especula-se que a área seja rica em urânio. Do ponto de vista chinês, a área também é próxima à Região Autônoma do Tibete, e portanto é significante para o governo em Beijing, que está em processo de conquistar o controle político e militar total de uma área problemática de seu território soberano.

Texto adaptado e traduzido da Economist por Eduardo Sá

03 de maio de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário