"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 3 de maio de 2013

SEM NOÇÃO, NO SANATÓRIO GERAL CHAMADO BRASIL



* Aposentadoria compulsória é a pena máxima para o magistrado corrupto, com direito a receber seu gordo salário sem trabalhar. Todos os vencimentos e demais privilégios. Claro, a maioria dos brasileiros não sabe disso.

* Menores infratores em medidas sócio-educativas (da antiga Febem) terão direito a visitas íntimas. Para isto não precisa maioridade. Nem para praticar crimes.

* O governador de Roraima prometeu qualificar policiais guianenses, exatamente os maiores traficantes de maconha e os piores perseguidores dos brasileiros que habitam a margem direita do Rio Tacutu, antes de ser tomada pela Inglaterra (na questão do Pirara). Alimentem as cobras. Depois verão os resultados.

* O Aecio apresentará projeto que acaba com a reeleição no País. Parece estranho. Será que quer a volta do Lula. É o que acontecerá se o projeto dele for aprovado.

* O Senado tem garçons com salários entre R$ 7,3 mil e R$ 14,6 mil. O trabalho de servir cafezinho aos senadores é uma das missões mais bem remuneradas do mundo.

* Os ecoxiitas continuam atrapalhando tudo. Como se não bastasse impedir a construção de barragens e a pavimentação de estradas, trancam até a abertura de uma rua em Brasília.

* Preconceito é seletivo – pode-se chamar uma pessoa alta de girafa, um gordo de baleia, mas não um negro de macaco. Agora como já houve para os negros, se pensa em leis especiais para os gays. Será difícil parar de chamá-los de veados, pois eles mesmos se tratam assim.

* Os portos são um dos gargalos que criam o "custo Brasil, e o que mais retarda novas construções é o Ibama. Desde que foi criado o empreendimento Porto Sul, que será construído no distrito de Aritaguá, em Ilhéus (BA), sofreu muitas resistências de entidades ambientais radicais Mesmo considerado como o mais bem feito estudo ambiental pelas burocracias do Ministério Público Federal e estadual e do próprio Ibama, lá se vão sete anos.

03 de maio de 2013
Gelio Fregapani

Um comentário: