"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 22 de março de 2012

AS ORDENS DO DIA

Ordem do dia: vai uma propina aí?

Uma das empresas envolvidas, a Locanty, doou dinheiro para quatro campanhas eleitorais em 2010, e ainda recebe por serviços prestados à Polícia Federal do Rio. Por Claudio Schamis

Ordem do dia: Vai uma propina aí?

A mesma mão que talvez te afague é a mesma que paga a propina que te mata amanhã

Não foi fantástico o que vimos ser denunciado no “Fantástico – o show da vida”? Foi realmente um show, mas da morte, considerando-se que o dinheiro desviado que sai do seu bolso sai da Saúde, que já demonstra sinais de debilidade, apesar do “nosso” simpático prefeito Eduardo Paes achar o contrário.

A coisa de tão absurda se faz surreal. Difícil de acreditar e engolir. Parece roteiro de algum filme “trash” mostrando o “trash” que é esse mundo do crime totalmente organizado que corre nas veias de quem lida com as licitações na área da Saúde e que mata milhares de pessoas quando não há o remédio, o médico, a prótese, o leito, o hospital funcionando, a ambulância para o primeiro atendimento, uma simples consulta, uma vacina, o respeito, a decência. O que há é o nada!

Talvez demos sorte dessa vez, pois Dilma, a “nossa” presidente, quer uma punição exemplar, o que nos leva a crer, que diferentemente do seu “pai” antecessor, ela acredita em imagens. Se fosse o Lula, sei não…

“Normalmente a gente traz em real”, “Quer em iene?”, “O senhor já combinou o percentual com ele?” são frases cortantes como bisturi que fazem sangrar num corte profundo o resto de esperança de que o mundo era um pouco cor-de-rosa. Ele não é. Fique você sabendo.

E fique você também sabendo que uma das empresas envolvidas, a Locanty, a que lida com o lixo, doou dinheiro para quatro campanhas eleitorais em 2010, e ao mesmo tempo recebe por serviços prestados dentre outras da Superintendência da Polícia Federal do Rio, responsável por investigar a denúncia. Isso não seria conflito de interesses? No meu entender sim.

Não quero dizer com isso que há policiais federais envolvidos também, mas que fica claro que falta um pouco mais de critério e investigação de quem eles estão deixando “entrar” em sua própria casa. E isso não é legal.

Legal então deve ser o jatinho Gulfstream G-IV que eles têm e que vale uns U$ 30 milhões.

Ordem do (outro) dia: Vai uma cervejinha, uma caipirinha aí?

Carambola, será que não há nada mais importante do que ficar nesse joguinho de vaidades e preocupações se vão liberar a bebida nos estádios para a Copa do Mundo 2014?

Nem me importo se vai rolar cerveja, depois que acabar de descarregar todos os carrinhos compro o meu champanhe

Acho que primeiro deveriam se preocupar em apurar e saber se os estádios ficarão prontos, depois é depois. E claro aumentar ainda mais a fiscalização nas obras, pois desconfio que vá se roubar é muito. Afinal de quanto em quanto tempo se recebe uma Copa. Se não for agora, só na outra encarnação de muitos deles.


Ordem do (dia após o outro) dia: Sugiro ainda um 16º, 17º salário!

Ivo Cassol prova que precisa muito dos salários extras, pois caso contrário não poderá largar o "bico" que ele faz para levar a água Perrier das crianças

Com esse pensamento desconexo da nossa realidade, e de qualquer outra que possa existir, o candidato a comediante do Senado, Ivo Cassol (PP-RO), que teme nuvens negras em sua vida (Cassol – nuvens negras) pediu vista e com isso impediu a votação proposta pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pelo fim do pagamento anual dos chamados 14º e 15º salários dos parlamentares, sobre os quais nem o Imposto de Renda incide. Seu Ivo acha que o político é mal remunerado. Mesmo sabendo que o custo de mantê-lo chega a R$ 170 mil por mês – vamos deixar claro – só com os gastos diretos.

O pobre coitado e mal remunerado senador, diz que um político tem que atender o eleitor pagando a sua passagem, dando um remédio, pagando por uma festa de formatura. E de onde ele iria tirar esse dinheiro? Por isso ele defende a manutenção desses outros salários. Ivo disse que nunca negaria uma Aspirina se alguém batesse à porta dele. Será então que se eu for ele me arruma um emprego comissionado? Isso não seria atender ao seu eleitor? Ou futuro eleitor? O quase miserável Ivo ainda desdenha dos jornalistas dizendo que tem certeza que a zeladora da Casa (Senado) ganha até mais que eles. Pô então me contrata com zelador. Vou me amarrar!

Ordem (de talvez um) dia: vai encarar?

Depois que Eduardo Braga foi jogado na cova dos leões como novo líder do governo no Senado pela presidente Dilma, e se instaurou uma nova crise no governo que não renal nem de consciência, a presidente Dilma foge de falar em crise.

O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga, está no paredão assustado com o que vê e com o que não vê

Pra ela tá tudo azul com algumas nuvens, e ela aceita até dialogar, mas sem que façam chantagem, como se isso nunca na história desse país tenha sido usado por algum partido politico para conseguir um lugar ao sol. Onde é esse sol, só Deus sabe. O que é preocupante é que com essas crises de vaidade e de quem vai mandar em que e no que, nós mais uma vez é que podemos sair lesados disso tudo, pois na verdade tudo vai acabar atravancando qualquer coisa que se tente fazer no governo Dilma, seja para o bem seja para o mal.


(Outra) Ordem do dia: Não chore pelo óleo derramado!


Depois de derramado, do que adianta chorar?

De que adianta a legislação brasileira ser muito punitiva e não ser preventiva? Essas empresas que lidam com petróleo são cheias da grana, e abrir o bolso para pagar uma multa não deve ser tão ruim assim.
É a mesma coisa que você sabendo do risco de ser assaltado não coloca uma tranca, um cadeado mais reforçado, e somente depois de sofrer então o assalto, é que contrata uma empresa de segurança para fazer um projeto ultramoderno que não deixe nem uma mosca penetrar em seu “bunker”.

O mesmo acontece com as empresas de petróleo. Por que depois de tantos ensinamentos que doeram no meio ambiente, ainda nada foi feito com relação a melhorar os mecanismos de prevenção? O que falta? Neurônios? Interesse? Ou responsabilidade?

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

22 de março de 2012
opinião e notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário