"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 22 de março de 2012

ESTE VÍDEO É FORTE! É DA PESADA!



NOTA AO PÉ DO VÍDEO

Este vídeo é forte! É para quem tem estômago de avestruz! Segundo contam, avestruz engole até pedra. Brasileiro e avestruz até que têm algo em comum, eu só não sei se é pior engolir pedra, ou engolir o que acontece neste país.
As imagens são poderosas, acachapantes, demolidoras.
Revelam uma realidade chocante, mas que, banalizadas pelo volume com que se sucedem no cotidiano, terminam por retirar o elemento trágico contido em cada cena, e faz com que pareçam banais, vulgares, triviais. Tiram-nos o senso do dramático que vivem os brasileiros, desamparados da sua cidadania, abandonados à própria sorte, injustiçados pelo poder.
Neste vídeo, que desafia os nossos sentimentos mais profundos, sentimos que urge encontrar o caminho de volta, pois o atalho levou-nos ao despenhadeiro.
O que parecia um atalho para a justiça social, a redistribuição de renda, o equilibrio dos poderes, não passou de uma demagógica empulhação, imposta por um apedeuta que enganou, ludibriou e traiu uma nação inteira.
Um impostor que acenava com as bandeiras da ética, da honestidade, da ordem, mas que se transformou no vetor da corrupção, do enriquecimento ilícito, da bandalheira e do assalto ao país por quadrilheiros organizados em partidos. Hoje, o homem de 2 bilhões de dólares (segundo a revista Forbes) ainda insiste, teimosamente, em fazer sucessores... Como se não bastasse a trágica situação a que chegamos!
Urge repensar nossa vocação para a democracia.
A história não mente, e as imagens desnudam uma triste realidade...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário