"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 22 de março de 2012

MISCELÂNEA DE NOTÍCIAS

Números oficiais confirmam que governos Lula e Dilma gastaram ainda menos que FHC em Defesa Nacional

Os números das gestões Lula da Silva e Dilma Rousseff confirmam que a gestão petista do Foro de São Paulo cumpre fielmente seu papel de enfraquecer as Forças Armadas. No primeiro ano de Dilma, investiu-se apenas 1,51% do PIB na área de Defesa. Um estudo do economista Ricardo Bergamini constatou uma queda real de 12,72%, em relação ao PIB, na comparação com o governo FHC – que também desprestigiou a área militar.

O professor Bergamini denuncia a brutal queda de gastos com Defesa desde a metade da década de 90 – o que reflete o sucateamento do Exército, Marinha e Aeronáutica, comprometendo diretamente a soberania brasileira.

Investia-se 1,73% do PIB em Defesa no governo FHC (1995/2002). O percentual caiu para 1,55% do PIB no período do governo Lula (2003/2010). A Queda real em relação ao PIB foi de 10,40%.

Em meio ao desprestígio orçamentário, para tentar conter os efeitos diretos de uma crise literalmente generalizada de insatisfação na área militar,
o governo volta a propagandear, nos bastidores da caserna, com o factóide dos reajustes salariais. Alguns generais já foram escalados para espalhar, entre oficiais e sargentos, que o comandante do Exército, Enzo Peri, teria aproveitado uma reunião com generais da ativa e da reserva para prometer que, ainda este ano, haveria “melhoria nos salários”.
Na versão propagandeada, o comandante Enzo teria se referido até a um “estudo pronto” para implementar o reajuste no momento oportuno.

Milicofobia?

O Superior Tribunal Militar condenou os sargentos Laci Araújo e Fernando Alcântara, por calúnia e desacato, mas eles devem recorrer da decisão por não ter sido unânime.

Na visão do STM, o casal de militares, que assumiu uma união gay em rede nacional, em 2008, feriu os regulamentos militares.

Os ministros do STM mantiveram assim a decisão de primeira instância da Justiça Militar. Araújo recebeu a pena de 1 ano, 3 meses e 15 dias de reclusão e Alcântara, de 8 meses de detenção.

CNJ para quem não precisa?

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, insiste na perigosa tática de criticar ostensivamente o trabalho dos profissionais da imprensa, insistindo na equivocada tese de que a mídia tem feito uma campanha para "enxovalhar" o Judiciário.

O magistrado até defendeu a perigosa tese, sonhada pela petralhada sindical, de que a mídia deveria estar sob os cuidados de um Conselho Nacional do Jornalismo:

"Eu vou falar. Temos o CNJ e vocês não querem o Conselho Nacional de Jornalismo. Ia ter mais responsabilidade. Vocês jornalistas não se colocam (no lugar) das pessoas que estão sendo enxovalhadas por vocês".

Parceiros que se rivalizam?

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, destacou ontem que a Corregedoria do CNJ e o Tribunal de Justiça de São Paulo atuam em parceria em ações de aprimoramento do Judiciário.

“Embora a imprensa diga que está havendo certa rivalidade, isso, na verdade, não existe, nós somos parceiros”.

Agora, o CNJ fará uma parceria semelhante para investigar a evolução patrimonial de desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, cruzando as das declarações de renda com a folha de pagamento de 180 magistrados selecionados por amostragem.

Problema resolvido

Tem gente criticando o empresário Eike Batista por ter contratado o ex-ministro da Justiça de Lula, o criminalista Márcio Thomaz Bastos, para defender o filho Thor, de 20 anos, que atropelou e matou o ciclista Wanderson Pereira dos Santos, de 30 anos, no último sábado, na rodovia Washington Luis, na Baixada Fluminense.

Pelo twitter, Eike se justificou com uma ponta de ironia:

“Só contrato o melhor. Algum problema?”.

Waiting for Dilma

Logo mais, a partir das 14h30, a Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) promove uma coletiva de imprensa com o CEO da entidade, Gabriel Rico, e com o VP de Assuntos Internacionais da US Chamber, Myron Brilliant.

Ambos falam sobre as expectativas da iniciativa privada brasileira e americana quanto à visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos.

Dilma estará nos States entre 9 a 11 de abril, para encontrar seu colega Barack Obama e participar de um seminário com especialistas e agentes de governo e um fórum de executivos dos dois países em Washington.

Urna quebrada?

O prof. Dr. Diego Freitas Aranha, da Universidade de Brasília, revelou à TV UnB que teve sucesso em quebrar o embaralhamento dos votos registrados nas urnas eletrônicas, durante o teste de segurança que está ocorrendo no TSE entre 20 e 22 de março.

O Investigador conseguiu, através de testes, montar a sequência dos votos dados por 485 eleitores.

Na prática, o sucesso do prof. Aranha, siginifica que o sigilo do voto eletrônico fica comprometido, podendo ser quebrado por quem anotar a ordem dos eleitores.

Toma lá, dá cá?

A Bancada do PT na Assembléia paulista vai apoiar o deputado estadual, líder do PMDB, Jorge Caruso, à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Segundo o líder da Bancada petista, deputado Alencar Santana, os deputados de seu partido escolheram Caruso pelo fato de ele ser integrante do Poder Legislativo Estadual, estar preparado para exercer a função de Conselheiro do TCE e pertencer ao partido que compõe o governo federal da presidente Dilma.

Será que precisa de mais alguma justificativa ou essas estão boas...

Presença

A WMcCann venceu a concorrência pela conta do Projeto Olimpíadas do Bradesco.

A campanha deve dominar a comunicação do banco nos próximos anos.

A agência Neogama/BBH, até então a principal da marca, ficou triste por perder a presença em tão importante negócio...

Implicância?

O Diário do Grande ABC de hoje deixou PT da vida um ex-secretário de Transportes do Estado de São Paulo na gestão tucana que agora é executivo de uma das mais lucrativas concessionárias de pedágios do Estado.

Reportagem lembra que Dario Rais Lopes aumentou o tempo de concessão da Ecovias, em 2006, quando atuava no poder público.

O aditamento de 70 meses dado por ele garante faturamento de, ao menos, R$ 4 bilhões à concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes – sua atual empregadora.

Batmovel in Sampa

Os fãs de Batman ganharam um motivo a mais para visitar os Shoppings Vila Olímpia e Anália Franco, em São Paulo.

O famoso Batmóvel estará exposto para visitação de hoje até 5 de abril, no shopping da zona Sul, e de 7 a 22 de abril, no shopping da zona Leste.

Ainda bem que o carro criado pelo famoso projetista da F1 Gordon Murray só fará parte das exposições e do espetáculo inglês Batman Live, realizado pela Time for Fun, entre 11 e 22 de abril, no Ginásio do Ibirapuera.

Se o Homem Morcego resolver sair com ele em São Paulo, ou ficará preso nos engarrafamentos ou Bruce Waine será mais uma vítima da indústria das multas da CET...

Vida que segue...
Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

22 de março de 2012
Por Jorge Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário