"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 28 de julho de 2012

SERRA, LULA A UNE E A NORMALIZA;'AO DO ABSURDO NA POLÍTICA BRASILEIRA

 
Vamos começar essa história com aquele “ai, ai…”. A UNE (União Nacional dos Estudantes) convidou para um mesmo evento o tucano José Serra, candidato à Prefeitura de São Paulo, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Caso Serra ceda à eventual tentação, já sabe o que o espera… Leiam o que informa Daiene Cardoso, no Estadão Online. Volto depois:

Após o convite ao candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Serra, nesta sexta, foi a vez de os dirigentes da União Nacional dos Estudantes (UNE) convidarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do ato de início das obras da nova sede da entidade, no Rio de Janeiro. Em um encontro que durou quase duas horas na sede do Instituto Lula, em São Paulo, o ex-presidente não garantiu presença ao evento do dia 11 de agosto. “Ele disse que está com muita vontade de ir, mas é uma questão de saúde que se impõe em qualquer agenda que ele marque”, explicou Daniel Iliescu, presidente da UNE.

Na última quarta-feira (25), os dirigentes estudantis convidaram José Serra para o evento, mas o tucano também não confirmou presença. Serra foi presidente da entidade em 1964, época em que o prédio que abrigava a UNE foi incendiado por agentes da ditadura militar.
Segundo Iliescu, mais de 30 ex-presidentes da entidade estudantil foram convidados para o ato por “fazerem parte da história da UNE” e, independentemente dos vínculos com o movimento estudantil dos convidados, Lula é considerado um “amigo” da entidade e uma figura acima dos que lideraram a UNE. “Lula tem um papel incomparável com qualquer outra liderança que o Brasil produziu neste período”, argumentou o dirigente. “A UNE identifica o Lula como uma pessoa fundamental para a história do Brasil e para os avanços na educação, na valorização da nossa gente”, completou.

Iliescu disse que a UNE é uma entidade suprapartidária e que vê com naturalidade o desconforto entre os petistas após o convite a Serra. “Assim como o Serra foi convidado e isso desagradou muitas pessoas, a notícia que o Lula foi convidado pode desagradar outras pessoas. Mas a UNE é muito maior que tudo isso, não é uma entidade de um só partido, da esquerda ou da direita”, afirmou.

No final de seu mandato, em dezembro de 2010, Lula autorizou a liberação de R$ 40,6 milhões para a construção de uma nova sede da UNE. “Ele foi o presidente que teve a dignidade de reconhecer os crimes cometidos pelo Estado contra a UNE”, justificou Iliescu.

Voltei

A política no Brasil chegou a um tal grau de delinquência intelectual e se perderam de tal sorte os referenciais que o fato de a UNE, uma entidade que deveria ser suprapartidária, convidar José Serra para uma solenidade é tratado como notícia, algo a provocar espécie, como se alguma contradição estivesse no ar…

Por que estaria? Serra era o presidente da UNE quando houve o golpe. Teve de se exilar porque seria preso. Fugiu para o Chile, onde foi colhido por outro golpe, o de Pinochet, em 1973. Foi preso e foi parar no Estádio Nacional, de onde muitos partiram para a morte. Seria o seu destino certo, não tivesse conseguido fugir — uma fuga quase impossível, mas que aconteceu.

Não fossem a degradação de valores e a depredação da história e de biografias a que o PT submeteu, respectivamente, o país e as lideranças que não se submeteram ao seu tacão, é evidente que o convite seria considerado mais do que normal, obrigatório até.
Afinal, dadas as bandeiras históricas da UNE e a biografia de Serra, quem mereceria estar lá mais do que ele? Mas notem: o presidente da UNE, que é do PCdoB, tem de se ajoelhar no milho e de declarar a superioridade de Lula, sua quase santidade. Vale por um pedido de desculpas!!!

Serra vai?

Só vai se quiser ser vaiado e ver a imagem cair imediatamente na rede financiada por pelos governos petistas e pelas estatais.
Vivemos a era da normalização dos absurdos. Ou não vimos a presidente Dilma, em Londres, tratando da eleição do prefeito de São Paulo numa reunião com o dono de uma emissora de TV?

28 de julho de 2012
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário