"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 28 de julho de 2012

VIDAS NO LIXO

Um breve desabafo

Vejo muitas pessoas dizendo que moramos em um país rico, com um povo alegre e pacífico, cercado de maravilhas por todos os lados. Legal isso. Mas longe, muito longe da realidade. Temos sim um país miserável, com um povo em grande parte analfabeto, violento e violentado. Estamos é cercados de corruptos com suas prerrogativas por todos os lados.

Não há alegria ou beleza na miséria. Não há riqueza ou paz na ignorância. Não há verdade na alienação.

Precisamos distribuir cultura e educação em grandes doses diárias e em todos os lugares. Precisamos transformar a ciência em prato popular, servido nas escolas nas casas e nas ruas. Precisamos - urgentemente - que as pessoas aprendam a dar o devido valor ao que tem valor. Ignorância não vale como ciência assim como a repetição de uma mentira não a torna verdade - mesmo que muitos acreditem.
http://telecinebrasil.blogspot.com.br/2012/06/vidas-no-lixo-alexandre-stockler-2008.html



Sinopse: "O filme mostra crianças e adolescentes que vivem do lixo. Enquanto reviram sacos de lixo pelas ruas e recolhem materiais úteis para vender a empresas de reciclagem, crianças - que se alimentam deste mesmo lixo - falam sobre suas vidas, suas famílias, seus sonhos e desejos de estudar, mas logo sua avassaladora realidade se impõe com a gravidez inesperada de uma menina de 14 anos.

 
Gênero: Documentário

Diretor: Alexandre Stockler

Elenco: Crisleide Carvalho de Mello, Graziele Carvalho de Paula, Leandro da Silva Messias

Duração: 15 min Ano: 2008

País: Brasil

Cor: Colorido

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
28 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário