"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ABAIXO-ASSINADO DOS ARTISTAS CONTRA O JULGAMENTO DO MENSALÃO ESTÁ CONSEGUINDO APOIO ATÉ MESMO DE QUEM JÁ MORREU

 

Causa cada vez mais polêmica a lista que vem sendo organizada pelo produtor cinematográfico Luiz Carlos Barreto, em forma da abaixo-assinado, como protesto contra exageros que estariam sendo cometidos no julgamento do mensalão.

Além de não apontar quais seriam esses exageros jurídicos, o oportuno (ou seria oportunista?) manifesto tem conseguido assinaturas até mesmo de artistas que já morreram.

“Estou nessa…”
“Eu também…”

Na primeira versão, enviada ao Blog da Tribuna pelo sempre assíduo Francisco de Assis, trazia a assinatura do grande dramaturgo Augusto Boal, que infelizmente morreu em maio de 2009.

Quando os comentaristas reclamaram, Francisco logo providenciou uma nova lista, que desta vez veio com a assinatura do também drsmsturgo Gianfrancesco Guarnieri, que infelizmente morreu antes de Boal, em julho de 2006.

Aguarda-se agora a assinatura de Nelson Rodrigues e do seu personagem Sobrenatural de Almeida. Dizem que Sergio Porto também está a fim de assinar, sob pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta ou Bonifácio Patriota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário