"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PARA "FINANCIAL TIMES" BRASIL PODE SE RECUPERAR SE GANGUE DE LULA FOR CONDENADA


Condenações do mensalão sinalizam melhor governança no Brasil, diz jornal


BBC
 
Uma reportagem do jornal britânico "Financial Times" nesta sexta-feira (28) afirma que as primeiras condenações do julgamento do mensalão podem indicar que o Brasil está no rumo de uma "governança melhor", com combate mais eficiente à impunidade.


"Quando o julgamento começou no mês passado, havia preocupações de que ele se tornaria apenas mais um exemplo de como a elite brasileira rotineiramente consegue escapar de punições sérias por seus crimes", afirma o texto assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy.

O julgamento do mensalão no STF

 Ministro Joaquim Barbosa se acomoda em poltrona do STF. Como ele, o ministro Luiz Fux condenou doze réus no trecho do processo do mensalão referente à compra de apoio da base aliada.
 
"Mas um número crescente de condenações está transformando [o julgamento] em um potencial marco - ou, ao menos, em um sinal - sobre o caminho tortuoso do Brasil rumo a uma governança melhor, com implicações políticas para o partido governista PT."

A reportagem intitulada "Carnaval acrescenta dramaticidade à julgamento de corrupção no Brasil" fala da popularidade que o Judiciário está ganhando no país com o julgamento do mensalão, com máscaras do relator do caso no STF, Joaquim Barbosa, sendo produzidas para o carnaval carioca.

"Graças ao julgamento, o Brasil tem a chance de reconquistar um pouco da sua confiança perdida em termos de sua governança."

Lula

O jornal analisa o impacto que o julgamento terá nas eleições municipais, daqui a menos de duas semanas. Para o Financial Times, o PT - e em especial o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é cabo eleitoral de diversos candidatos - poderá sofrer caso o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, seja condenado.

"O julgamento deve atingir seu clímax com o veredicto sobre Dirceu, que poderia sair pouco antes das eleições municipais em outubro. Se ele for condenado, Lula - que está voltando à política após um período em que combateu um câncer na garganta - poderia ser o principal perdedor."

O jornal afirma que, apesar do empenho de Lula nas candidaturas petistas em algumas cidades - como São Paulo e Recife -, alguns candidatos estão tendo dificuldades para lidar com o mensalão, quando o assunto é citado em debates. Isso seria um sinal de que Lula já não é tão influente entre os eleitores - um dos efeitos do julgamento do mensalão.

No entanto, o jornal ressalta que, para alguns analistas políticos, outros presidentes e ex-presidentes brasileiros - por mais populares que fossem - nunca conseguiam eleger os prefeitos de sua escolha.

27 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário