"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO NÃO É VERGONHA - DIZ LULA

Em ato de campanha de Fernando Haddad (PT) com estudantes, na noite de quinta-feira, 27, o ex-presidente Luiz Inácio...

 
Julgamento do mensalão não é vergonha, diz Lula
"Para ex-presidente, relacionar Haddad aos réus do mensalão é 'jogo rasteiro'"
 
Em ato de campanha de Fernando Haddad (PT) com estudantes, na noite de quinta-feira, 27, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou os tucanos e disse que ninguém deve ter vergonha do julgamento do mensalão.
Para Lula, a população deve ter "orgulho" do combate à corrupção nos seus dois mandatos.
Foi a primeira vez que Lula se referiu ao mensalão na atual campanha.

"No nosso governo as pessoas são julgadas e as coisas são apuradas. No deles, tripudiam", afirmou o ex-presidente, que acusou o PSDB de engavetar escândalos. "Na nossa casa, quando nosso filho é suspeito de cometer um erro, nós investigamos e não culpamos os vizinhos, como eles costumam fazer."

A reação de Lula foi provocada pela manifestação de um estudante, que causou constrangimento, no início da cerimônia com bolsistas do ProUni, ao levantar uma faixa com a inscrição "Renovação com Mensalão? PT do Lula tem o mensalão, PT do Haddad tem paralização (sic) na educação".

O estudante era do PSOL e foi hostilizado pelos colegas. Lula aproveitou a oportunidade para tratar da crise que atingiu o seu governo, em 2005, e tem sido usada pelo candidato do PSDB, José Serra, contra Haddad. Sem mencionar Fernando Henrique Cardoso, Lula disse que houve "compra de votos" para a aprovar a reeleição do antecessor, em 1997, e conclamou os estudantes a reagirem contra "mentiras".

"A gente não pode deixar de esquecer que o procurador-geral da República no tempo deles era chamado de engavetador. Vocês não podem esquecer da compra de votos para aprovar a reeleição neste País", afirmou. "Se juntarem todos os presidentes da história do Brasil, vocês verão que eles não criaram instituições para combater a corrupção como nós em oito anos. Sintam orgulho porque, se tem uma coisa que fizemos, foi criar instrumentos para combater a corrupção."

De microfone em punho e sob aplausos, Lula prosseguiu na defesa de seu governo. "É só ver o que era a Controladoria-Geral da República, a Polícia Federal e o grau de liberdade do Ministério Público antes de nós", insistiu, ao comentar que FHC fica "nervoso" com comparações dos dois governos.

Ainda sem citar nomes, o ex-presidente fez referência indireta ao PSOL ao dizer que, em 2006, a imprensa tentou inflar a candidatura de uma ex-petista - Heloisa Helena - e pediu a Haddad que não responda ao "jogo rasteiro" de quem tenta ligá-lo ao mensalão. "Mais uma vez, aquele senhor que ofendeu a Dilma até onde ninguém jamais tentou ofender agora está ofendendo Haddad", afirmou. Por fim, Lula pediu aos estudantes que façam "o milagre da multiplicação dos votos" para Haddad.

'Xarope'. O candidato petista também endureceu em relação ao PSDB e à oposição. Atacou os críticos do "bolsa-esmola" e disse que Lula promoveu uma revolução na educação. "Essa revolução não seria feita por um doutor conservador, tinha de ser feita por um operário", afirmou. Ao chamar a oposição de "xarope" por "torcer para que as coisas deem erradas", o petista alfinetou o senador tucano Aécio Neves (MG). "Se o Aécio quer ser presidente, estuda um pouquinho. Lê um livro por semana. Dá uma lidinha em Copacabana."

À plateia formada por bolsistas do ProUni, o candidato fez uma ligação entre o programa e sua passagem como chefe de gabinete da Secretaria de Finanças da gestão Marta Suplicy. Haddad disse que o embrião do ProUni seria um programa de desconto no ISS em troca de bolsas universitárias, mas a ideia não vingou.

28 de setembro de 2012

NOTA AO PÉ DO TEXTO

UM DISCURSO MERAMENTE ELEITOREIRO, RAIVOSO, CHEIO DE MENTIRAS. UM DISCURSO PETISTA. NÃO SE PODE SEQUER COMENTAR. NÃO HÁ POR ONDE COMEÇAR... COLOQUEI ALGUNS TEXTOS, SUFICIENTES PARA DEMONSTRAR A FARSA.
ENQUANTO PODE, NEGOU A EXISTÊNCIA DOS CRIMES COMETIDOS PELO MENSALÃO.
ENQUANTO PODE, BLINDOU MINISTROS ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALOS, DESCARADAMENTE. ENQUANTO PODE, SUSTENTOU UMA DAS MÁQUINAS MAIS CORRUPTAS CRIADAS POR UM GOVERNO, HOJE SENDO DESMONTADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
AGORA FAZ POSE DE GOVERNO JUSTICEIRO,  PUNIDOR IMPERDOÁVEL DE CORRUPTOS. AGORA, FINALMENTE, FALA DO MENSALÃO, CINICAMENTE ORGULHOSO, COMO SE A JUSTIÇA QUE ESTÁ SENDO FEITA FOSSE OBRA SUA. E O DIZ ABERTAMENTE, SEM O MENOR CONSTRANGIMENTO, DIANTE DO PAÍS INTEIRO, QUE DIA A DIA ACOMPANHA O JULGAMENTO DO MAIOR ESCÂNDALO JÁ VISTO NA REPÚBLICA.
AGORA, COM TODA A DESFAÇATEZ, VEM BRANDINDO A ESPADA DA JUSTIÇA, JULGANDO PODER DAR CONTINUIDADE A TEATRALIDADE DO DISCURSO FÁCIL.
MUITAS COISAS AINDA ELE DEVERÁ EXPLICAR A NAÇÃO, EM TEMPO FUTURO. MUITAS COISAS AINDA DEVERÁ EXPLICAR, COMO A DECLARAÇÃO DA REVISTA FORBES, QUE APONTA A SUA FORTUNA EM 2 BILHÕES DE DÓLARES.
NÃO CONSEGUIU FAZER VALER AQUELE PRONUNCIAMENTO DE   ABRAHAM LINCOLN. UMA FRASE-CONCEITO, DITA EM 1864, AO FIM DA GUERRA DA SECESSÃO:

"Pode-se enganar alguns, todo o tempo. Pode-se enganar todos, algum tempo. Mas não se pode enganar todos, todo o tempo”.

A HISTÓRIA JULGARÁ O SEU LEGADO.
m.americo

4 comentários:

  1. A dúvida é: a história tb julgará o mensalão do PSDB, o original? Tb acusarão FHC de ser o grande mentor do golpe? E a privataria tucana, não entrará para a história? O Engavetador Geral da República, entrará para a história?
    Dã!!!

    ResponderExcluir
  2. Não há dúvidas, Sr. Anônimo (não consigo entender esse tal de anonimato...). O MENSALÃO TUCANO já é História! O mensalão mineiro do Governo FHC, a compra de votos de parlamentares para aprovar a emenda que possibilitou a reeleição de FHC e outras maracutaias jogadas para debaixo do tapete, visto que nos governos anteriores não havia espaço, nem para investigação, nem para condenação. Não havia transparência. Não há dúvidas que a História julgará o legado de FHC.
    Não resta dúvida de que a PF fez mais operações nos primeiros dois anos do Governo Lula, do que nos dois mandatos de FHC.
    Quanto ao MENSALÃO TUCANO, ele está em curso. No momento, ocorre o julgamento do MENSALÃO PETISTA - AÇÃO PENAL 470. Vamos aguardar todos os envolvidos serem julgados e punidos no rigor da Lei.
    Não defendo o Governo FHC. Convenhamos, porém, que o reduzido número de operações da PF implica a noção de que roubava-se menos. Isso não é uma atenuante, mas uma constatação. Não há atenuantes para o peculato, para a lavagem de dinheiro, para a formação de quadrilha com o fim de praticar crimes contra o erário.
    E registre-se, de passagem, que nada se compara, revisando a História do Brasil, ao que aconteceu no goveno lulopetista.
    Aparelhou-se a máquina administrativa do Estado para o saque criminoso, praticado descaradamente por quadrilheiros mafiosos.
    O Relatório do Ministro-Relator Joaquim Barbosa é o mais vivo testemunho do que se praticou no país.
    Quanto ao resto, já está dito no COMEMTÁRIO do post "EU VI NASCER O MENSALÃO".
    m.americo

    PS.
    Agradeço a sua participação.

    ResponderExcluir
  3. O senhor m.americo sabe quem é o pai de todos os mensalões? E a história vai julgar os mensalões tomando como base o quê? A imprensa? Pobre história. Pobre de nós, brasileiros, que temos uma imprensa de negócios, de pressão política, não de fatos reais.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Roberto.
    Diante da monumentalidade que ganhou o processo 470 em julgamento no STF, mais conhecido como MENSALÃO, assim denominado pelo Deputado Roberto Jefferson, mas que significa apenas PROPINA MENSAL, em bom e claro português, você pergunta "quem é o pai de todos os mensalões". Ora, os mensalões e mensalinhos não têm pai nem mãe. São filhos bastardos do mau caratismo de bandidos que se autodenominam "políticos", mas que na verdade não passam de oportunistas e saqueadores do erário. Os mensalões são como as prostitutas, cuja origem remonta as mais antigas eras. A diferença é que as prostitutas alugam os seus corpos, e os 'mensaleiros' roubam a "res publica". As prostitutas têm mais dignidade que os ladrões.
    Seria cansaivo e interminável para tão curto espaço, nomear as dezenas de casos de cassações e renúncias de parlamentares. A título apenas de exemplificar poderíamos , citar, sem ordem cronológica, os casos de José Arruda, Joaquim Roriz, o mensalinho Severino, o caso renangate, o mensalinho do DEM, o escâdalo dos sanguessugas, o valerioduto tucano, ou mensalão mineiro, o mensalinho de Guarujá... E por aí afora. É muito lixo!!!
    Então eu observo que todas as denúncias foram feitas pela mídia, ou resultaram de investigações da PF, ou denúncias do MP, ou da Procuradoria Geral da Reública. Denúncias, cabe assinalar de 'fatos reais', que ocorrem paralelamente a sociedade, que ignora a grande bandalheira que consumiu, nos últimos 10 anos 720 bilhões, em peculatos de toda ordem, abastecendo as contas de 'ratazanas políticas' nos paraísos fiscais.
    Você tem razão quando se refere a determinado segmento da imprensa, parasita do poder público, vivendo de publicidades para vender opinião e crítica. Mas erra quando generaliza. Se estamos assistindo ao julgamento do processo 470 (mensalão), devemos às denuncias dos jornalistas investigativos e ao trabalho silencioso da PF, ambos parceiros da histórias que se está escrevendo.
    Pode-se gostar ou não da Revista Veja, mas devemos a ela a construção da transparência quando revela a trama sinistra dos bastidores do poder. E é inegável o seu papel na construção da Democracia e da liberdade de expressão. E os denunciados estão sempre a acusar "aszelites golpistas" e a ideologia de direita daquela imprensa que aponta a canalhice organizada, o crime organizado, a máfia política, enquanto continuam agindo à socapa, com a desfaçatez da certeza de impunidade.
    Você pergunta: "e a história vai julgar os mensalões tomando por base o quê?" Evidente que a base são as denúncias, os tais fatos reais, tais como são apresentados no julgamento do processo 470 e tantos outros que a curta e triste memória do brasileiro já deixou em algum canto escuro. Não obstante a história prossegue, expurgando da vida pública o lixo, que insistentemente luta por permanecer.
    Não cabe a História a prática do expurgo. O 'lixo político" é objeto da Justiça. Cabe aos cidadãos o expurgo do lixo, através da consciência, da participação, dos direitos de cidadania, do voto consciente.
    Obrigado pela sua participação.
    m.americo

    ResponderExcluir