"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DEBATE EM VÍDEO SOBRE JULGAMENTO DO MENSALÃO. DEMORA DO STF PODE COMPROMETER A APLICAÇÃO DA LEI? QUAIS AS IMPLICAÇÕES?



Aqui a gravação em Vídeo de mais um debate sobre o julgamento do processo do mensalão, um execelente trabalho conduzido pelo jornalista Augusto Nunes e a particição dos jornalistas Reinaldo Azevedo, Ricardo Setti e o historiador Marco Antonio Villa.
É o melhor programa em TV ao vivo pela internet e muito superior àqueles veiculados pelas grandes redes de televisão todas elas patinando no jornalismo pretensamento "imparcial e isento".
O jornalismo realmente tem de ser parcial e isento. Mas quando a democracia e a liberdade correm riscos o jornalismo ao defendê-las reafirma a regra da isenção e da imparcialidade porque demonstra coerência com o próprio ato do exercício do jornalismo, profissão e instituição que depende, para de forma autêntica funcionar, do funcionamento pleno das instituições democráticas.
Neste caso e em outros análogos, é obrigação do jornalismo opinar e interpretar os fatos no sentido de levar aos leitores, radiouvintes e telespectadores a verdade e só ela, ou seja, a defesa intransigente da democracia e da liberdade.
Nestes tempos de predominância do oportunístico pensamento único capaz de qualificar o Lula de "deus' e o PT de partido libertário e incorruptível como nunca antes neste país, o verdadeiro jornalismo normalmente é pisoteado.
Hoje mesmo pelo Twitter alguém fustigava a revista Veja e sua linha editorial acusando-a de parcialidade e falta de insenção. Isso por si só já é um efeito muito claro de uma década de lavagem cerebral promovida pelos sequazes de Lula e do PT, nas escolas e nas universidade, bem como pela maioria do jornalismo mentiroso e, por isso criminoso, que escamoteia a verdade sob o falso verniz da imparcialidade e insenção.
O site da revista Veja, num estúdio pequeno e discreto sem a opulência de cenários e os trejeitos ridículos de apresentadores que fazem teatrinho para dar uma notícia, mostra que o jornalismo verdadeiro prescinde de todos esses adereços.
 
Basta, para ser interessante e útil, estar reportando, opinando e analisando fatos e estimulando o debate político, que praticamente foi banido do Brasil pelo adesismo daqueles que tem o dever de promovê-lo.
É isto que faz o site de Veja e a própria revista à qual, nestas alturas, a democracia e a liberdade de que gozam os brasileiros, em grande parte lhe devem a sobrevida.

No trecho final do vídeo é enfocada a questão da morosidade do STF e seus nefastos efeitos sobre o julgamento desse rumoroso processo. Vale a pena ver.
 
28 de setembro de 2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário