"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O MEU QUEBRA-CABEÇA


Sou fascinada por jigsaw puzzles. Sempre fui. Só larguei os puzzles ao me apaixonar pelo Blog do Noblat. Viciada em leitura de jornais, foi fácil viciar no blog. Mas desconfio que vou começar a dividir meu tempo entre o blog e os puzzles...

A Alzheimer Society of Canada declarou que montar puzzles é uma das atividades que pode ajudar a manter o cérebro ativo e contribuir para a redução do risco do desenvolvimento dessa doença que tanto nos assombra.

Como fazer para atender às duas atividades das quais tanto gosto, ambas úteis?
Já sei. Onde é que eu vivo? No Brasil. Aqui, neste paraíso onde Deus pintou e bordou, o que não falta é assunto e peças a serem encaixadas.

As peças, virtuais, podem ser mais de 100 mil. Não ocuparão espaço em minha casa, só em minha cuca. Não tenho a imagem na tampa da caixa porque as peças não estão em uma caixa. Tenho a imagem que sonho, mas não a imagem que será formada.
Pego um monte de pecinhas e começo.

* Jovem petista, instruído e educado, disse numa rede social que Haddad foi o melhor Ministro da Educação do Brasil!

* Em encontro com estudantes, Haddad, Lula ao lado no palanque, sugeriu ao tucano Aécio Neves que vá estudar, caso queira concorrer à Presidência.

* Haddad saiu do ministério declarando que seu Programa Brasil Alfabetizado alfabetizara 13 milhões de brasileiros desde 2003.

* O censo do IBGE diz que ainda temos 13,9 milhões de analfabetos jovens, adultos e idosos.

Sem encaixe, troco as peças.

* Lula no Planalto dizia que um pai, no quarto, não é obrigado a saber o que o filho faz na sala.

* Lula na planície diz que “Na nossa casa, quando algum filho é suspeito de cometer algum erro, nós investigamos, não culpamos o vizinho, como eles costumam fazer".

* Lula não culpa os vizinhos; mas acha que os indeterminados “eles” culpam".

* Lula saiu do governo jurando que ia provar que essa história de mensalão é uma farsa.

* Lula, a respeito do mensalão, ontem disse que os petistas ‘Não têm que ficar com vergonha. No nosso governo, as pessoas são julgadas e apuradas. No deles, se escondiam".

Cadê a pecinha do “Lula e os indeterminados "eles”? Ah, aqui está. Essa já encaixa com outras duas do Lulão.

* O ministro Joaquim Barbosa anda nervoso. Por que será? Afinal, seu trabalho de cinco anos valeu a pena e suas dores excruciantes não são nada perto do reconhecimento do Brasil e de seus pares.

* Pelo regimento do STF, Barbosa é o próximo presidente do tribunal.

* Marco Aurélio Mello, para sempre primo do Collor, insinua que Barbosa não tem condições de ser o presidente porque é malcriado.

* Já Lewandowski, que tomou muito chá em criança, é polidíssimo. Fala baixinho e é sempre suave.

* Lewandowski revisou tanto o relato do colega que descobriu que o PTB usou parte da bolada que recebeu para comprar um apartamento para a namorada de um político, já falecido.

* Lewandowski é tão educado que fez questão de dar o nome completo da moça, de seu pai e de onde ela trabalha. Uma flor o Lewandíssimo.

Sensacional, seis peças encaixadas!

Sabe de uma coisa? Este tipo de puzzle é muito melhor que o tradicional. Muitas peças novas diariamente! É super divertido. Virei fã.
Sei que corro um grande risco: vir um audacioso mexer no tabuleiro...
Darei notícias na próxima sexta.

28 de setembro de 2012
Maria Helena RR de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário