"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DEFENDENDO O VOTO DE CABRESTO?


 
Li no Fórum dos Leitores do jornal O Estado de São Paulo, edição impressa de (01/08 - A3), carta do senhor Emílio Odebrecht onde ele critica a colunista Dora Kramer pelo artigo publicado no dia 18/07.
Finalizando ele diz admirar o Exu de Garanhuns e a dona Dilma porque eles tiveram e tem responsabilidades conferidas por voto popular e como cidadãos buscaram e buscam o melhor para o nosso país.
 
 Não deixa de ser um belo e convincente discurso para ser lido para os beneficiários do bolsa-família. Eu não o faria mesmo se dono fosse de uma empreiteira e acredito que pelo menos 25% da cidadania brasileira, também não o faria porque há muito perderam o respeito por essa dupla.
 
 Quero acrescentar que: em uma democracia o voto popular não é tudo. Voto de cabresto, voto comprado com esmola travestida de falso programa de inclusão social não legitima nenhuma democracia, muito menos a torna representativa.
 
O pobre substrato cultural que compõe a maioria do nosso eleitorado tem servido para eleger e dar imunidade a 70% de bandidos que infestam o podre porão do Legislativo e após acordos espúrios vaza o chorume para o Executivo. Infelizmente.

02 de agosto de 2013
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário