"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ENTREVISTA: HÉLIO JAGUARIBE, CIENTISTA POLÍTICO E SOCIÓLOGO

“O PSDB é a melhor proposta”

Nada impressiona mais o ser humano do que a inteligência, e esse predicado, o nosso entrevistado têm de sobra.  
 
Sociólogo, cientista político, escritor, dono da cadeira de número 11 da Academia Brasileira de Letras, ex-homem forte do Ministério da Ciência e Tecnologia do polêmico Governo do ex-presidente e agora senador Fernando Collor de Mello, e um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB. São muitas as facetas do renomado Hélio Jaguaribe.
 
Nessa entrevista que fizemos com o intelectual carioca,ele nos relatou vários fatos importantes,como por exemplo à burocracia no mundo dos negócios,já que ele sabe mais do que ninguém sobre esse assunto,e não apenas na teoria,já que a sua família foi dona da Companhia de Ferro e Aço de Vitória,que ele chegou à dirigir.
 
Na educação, perguntamos ao professor,se ele aproveitaria algo que presenciou nas universidades de Harvard,Stanford e MIT onde lecionou,e que poderia ser introduzido com sucesso na carteiras acadêmicas e escolares do Brasil.Comparou os dois Governos da recente história do Brasil(Lula e FHC),e depois mostrou esperança com o Governo Dilma Rousseff,que deve começar em poucas semanas.Isso e muito mais você verá agora,nessa aula completa sobre os principais temas que ao longo do tempo não importarão apenas ao Brasil,mas sim a todo o planeta que vai se encontrando e conectando,de uma forma complexa e ao mesmo tempo abrangente em todos os sentidos que essa palavra possa ter.
 
Panorama Mercantil – A sua família foi dona da Companhia Ferro e Aço de Vitória. Sabendo bem como funciona a engrenagem empresarial do país, o senhor poderia dizer que mudou alguma coisa no que se diz respeito a burocracia daquela época para os dias atuais, ou empreender ainda é uma grande aventura no Brasil?
 
Hélio JaguaribeDesempenhei por alguns anos a função de presidente da Companhia Ferro e Aço de Vitória promovendo, com a cooperação da Ferrostasl AG, da Alemanha, um amplo programa de expansão e desenvolvimento. Nessa oportunidade pude constatar que a direção de uma grande empresa exigia uma atividade intelectual não inferior a de um ensaísta. A burocracia brasileira adota uma posição favorável e estimuladora relativamente a projetos de desenvolvimento econômico. Como todas as burocracias, tem seus meandros. Mas a atitude básica de nossa burocracia é francamente favorável e estimuladora ao desenvolvimento econômico.
 
Panorama – O senhor foi professor das universidades de Harvard, Stanford e MIT nos EUA. Qual a experiência mais marcante da educação norte-americana, que poderia ser trazida para o nosso país?
 
JaguaribeMinha experiência como professor visitante nas universidades de Harvard, Stanford e MIT foi a de recolher profundos ensinamentos a respeito das estruturas e funcionamento das Universidades Americanas. Pude constatar que a universidade é nitidamente a melhor instituição existente nos Estados Unidos. Ela se caracteriza pela configuração de um grande valor intelectual e de uma severa exigência de competência, com uma ampla abertura às idéias e ao mundo destituída de qualquer preconceito.
 
Panorama – O senhor foi coordenador do Projeto Brasil 2000 durante o Governo José Sarney em 1985. Passados dez anos desde o começo dessa década, o senhor acredita que o país chegou aos resultados que planejava?
 
JaguaribeA marcha do Brasil, a partir do ano 2000, foi extremamente positiva marcada pelo alargamento e consolidação da Democracia e por uma crescente qualificação de seus estabelecimentos de ciência, pesquisa e ensino.
 
Panorama – Existe alguma diferença entre os Governos Lula e FHC?
 
JaguaribeAs diferenças entre os governos Lula e FHC não são de caráter substancial,ambos procuraram dar o encaminhamento que pareceu melhor ao atendimento das grandes demandas brasileira. A diferença que se observa é sobretudo no nível da preparação intelectual do presidente. Lula se revelou extremamente inteligente na administração do país. FHC demonstrou a mesma boa capacidade administrativa, iluminada, entretanto, por um superior entendimento intelectual das coisas.
 
Panorama – O Estado realiza bem o seu papel na economia? 
 
JaguaribeO Estado brasileiro vem, desde Vargas e Kubitschek, dando grande ênfase ao esfôrço do desenvolvimento nacional.Lula vem dando continuidade a esse esfôrço. A contribuição do FHC foi mais ampla, no sentido de abranger também um desenvolvimento cultural do pais.
 
Panorama – Poderia nos dizer de algum impacto palpável que fez a distância entre ricos e pobres diminuir em nossa sociedade?
 
JaguaribeO processo de desenvolvimento brasileiro, embora predominantemente de caráter técnico e econômico, teve, entretanto impacto no desenvolvimento social. A democracia brasileira vem se aprimorando desde a era Vargas, adquirindo um positivo sentido social- democrático.
 
Panorama – Devemos ter grandes mudanças estruturais no Governo Dilma Rousseff que se inicia em 2011?
JaguaribeO governo Dilma Rousseff deverá se constituir, sem prejuízo de suas particularidades, como uma continuação dos governos pré-existentes. Esse sentido de continuidade acompanhado de empenhos inovadores, caracteriza a trajetória dos países desenvolvidos.
 
Panorama – Por quê a reforma política e tributária não saiu do papel?
 
Jaguaribe - As reformas políticas e tributarias se defrontam com a resistência do fato de que aquilo que visam a reformar constitui a própria atividade das lideranças políticas. Tais reformas, assim, têm a difícil característica de uma auto reforma. 
 
Panorama – O senhor foi um dos fundadores do PSDB,como está vendo a legenda neste momento?
 
JaguaribeO PSDB, no meu entender, continua sendo a melhor proposta social-política para o Brasil. Social democracia constitui o melhor legado histórico do processo de democratização.
 
Panorama – Os governos de esquerda da América Latina estão de alguma forma fazendo o papel que cabe a esse lado político?
 
JaguaribeO esquerdismo é um impulso motivador de progresso social embora frequentemente se revista de caráter utópico. De qualquer forma, é um importante estímulo para o progresso social democrático.
 
Panorama – O que mais ameaça o império norte-americano: o terrorismo fundamentalista; o dragão chinês; ou a eterna briga entre os republicanos conservadores e os democratas liberais?
 
JaguaribeO que mais ameaça o império americano é seu particularismo auto cêntrico o que o impede de ostentar características mais abrangentes, fator esse que consistiu na principal razão da expansão e continuidade do império Romano.
 
Panorama – Se o imortal Hélio Jaguaribe fosse chamado pelo Governo para dar um parecer sobre um programa para que as pessoas pudessem de alguma forma ler um pouco mais os livros impressos, o que ele diria
 
Jaguaribe - O interesse pela leitura de livros é definitivamente condicionado pelo estágio cultural em que se encontre um pais. Daí o fato de que o desenvolvimento econômico e social constituam um pressuposto para o desenvolvimento do interesse pela leitura.

02 de agosto de 2013
Colaboração de Eder Fonseca, jornalista, Diretor-Executivo do Portal Panorama Mercantil


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário