"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

YOU TUBE TIRA PARÓDIAS COM HITLER DO AR

PRODUTORA DO FILME A QUEDA , PEDIU PARA SITE RETIRAR OS VÍDEOS


                                          
Editora Globo 
Estão querendo acabar com a graça da internet. Desde o dia 20, o site de vídeos Youtube está tirando do ar as dezenas de paródias feitas em cima do filme A Queda. Os vídeos estão sendo apagados a pedido da Constantin Film, produtora do filme.
      
O filme A Queda! Os Últimos Dias de Hitler foi lançado em 2004 e chegou a concorrer para o Oscar de melhor filme estrangeiro.
 
Ele conta a história do que teria acontecido com Hitler em seus últimos momentos de vida, em meio ao fim da Segunda Guerra Mundial e a iminente derrota da Alemanha.
 
A brincadeira dos internautas consistiu em pegar uma das cenas do filme e criar legendas novas, fazendo piadinhas com o que é originalmente dito em alemão. Na cena original, o ditador explode de raiva com seus subordinados ao se dar conta de que está perdendo a guerra.
 
Várias paródias foram feitas e postadas no Youtube. Entre os vídeos mais populares, estão a decepção do ditador com o iPad, suas dicas para o Sarney acabar com a crise no senado e sua tristeza com a morte de Michael Jackson.
 
Algumas versões tiveram mais de 4 milhões de visualizações. O vídeo abaixo foi um dos poucos que ainda não foi retirado do ar. Ele mostra Hitler decepcionado com o desempenho do Brasil na última olimpíada.
 
O Youtube está apagando os vídeos a pedido da produtora Constantin Film. Quando o internauta tenta acessá-los, ele se depara com a seguinte mensagem: “Este vídeo apresenta conteúdo de Constantin Film, que o bloqueou com base nos direitos autorais”.
 
O ato já está causando polêmica na internet, com alguns mais exaltados reclamando de censura. Como resposta, uma nova paródia foi postada no site. Desta vez, Hitler esbraveja contra o ato do Youtube e até usa alguns bons argumentos.
Ele fala que os vídeos fizeram, durante dois anos, a melhor propaganda quer o filme já teve – e de graça. Antes da brincadeira poucas pessoas conheciam o filme. E termina questionando: Onde está a liberdade de expressão?
O vídeo, em inglês, pode ser visto abaixo:
 
02 de agosto de 2013
Redação Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário