"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HELIO FERNANDES

Nos EUA, inflação tão baixa, chega a parecer deflação. Dona Dilma tenta ‘defender’ Joaquim Barbosa, se confunde inteiramente. O primeiro presidente negro dos EUA, que decepção. O soldado Manning está entre prisão perpétua e 136 anos de cadeia. E Obama? Quem acessa internet nos EUA é gravado automaticamente.



Dramáticos os primeiros seis meses do segundo mandato do presidente Obama. Em 2008 ganhou com certa facilidade, devia ser muito mais difícil, quem admitia um negro presidente da maior potência econômica do mundo?
É bem verdade que já haviam se passado 142 anos da aprovação da emenda nº 13, que acabou com a escravidão, em 1865.

Mas preconceito é preconceito, basta ver a consequência da aprovação dessa emenda, que levou ao assassinato de Lincoln. Obama tinha muitas qualidades, talvez o povo americano quisesse apagar o passado, ou reinventar o presente, plantando um futuro sem maldições. E Obama no primeiro mandato não foi de todo mal.

Mas no segundo, o que aconteceu? Ele atacou principalmente o que havia de mais sagrado na Constituição única do país, complementada pelas emendas, que já estavam planejadas e projetadas pelos “pais fundadores”, como eles mesmo se intitularam.

A Primeira Emenda, respeitada e reverenciada pelo mundo, a consagração da Liberdade, do direito de expressão, o mais próximo que se pode chegar no caminho da igualdade, a não intromissão na vida dos outros. Pois foi essa conquista que o negro esperança destruiu, destruindo também a própria credibilidade.

Se algum inimigo, direta ou indiretamente, quisesse massacrar Obama, bastaria “aconselhá-lo” a fazer exatamente o que está fazendo. Segundo pesquisas feitas lá dentro mesmo dos EUA, quebrando a privacidade do mundo, Obama jogou todos contra ele.
E a mesma pesquisa dá o seguinte número só interno, sem contar o resto do mundo.

Os EUA estão no momento com 306 milhões de habitantes. Os atingidos pela quebra do sigilo, só entre americanos, já teriam sido devassados 200 milhões de pessoas. Os outros 106 milhões estão ou estariam entre os que vão nascendo e os que chegam a 14 ou 15 anos. (A dúvida é da própria agência que fez a pesquisa).

O SOLDADO MANNING E A DEVASSA DA INTERNET

O informante que deu as avassaladoras notícias para o WikiLeaks foi preso e está sendo julgado. Excluíram a pena de morte, mas requisitaram um grupo grande de “juristas de aluguel”, que depois de meses, enquadraram Manning em 20 acusações.

A menor delas sujeita a 6 anos de prisão, o que no total chega a 136 anos de cadeia. Ou então a prisão perpétua. Que, segundo os padrões americanos, pode ser com direito a redução de sentença ou com ela cumprida integralmente.

Ou como eles dizem e os juízes ratificam na decisão: “Com direito a ou sem direito a CONDICIONAL”. Se Manning receber a CONDICIONAL, 136 ANOS ou perpétua podem cair para 15 ou 20 anos.

O mais atordoante é a pena imposta, automaticamente, a quem “mexe” com internet. Tudo que o cidadão americano ou qualquer um que more nos EUA movimente pela internet é gravado, e mais inacreditável: seus dados pessoais são colocados nessa mesma internet, e ficam à disposição de qualquer um, sem o menor esforço.

###

PS – Não existe mais privacidade para ninguém, não há defesa nem uma forma de proteção. Para terminar por hoje, por hoje.


PS2 – Circulam nos jornais não impressos as mais variadas versões motivos e razões para justificar (?) o que Obama está fazendo.

PS3 – O The Guardian, britânico, garante que “isso que está sendo revelado” seria o mínimo dos mínimos. E deixa entrever, sem garantir, que pode publicar outras revelações.

ONDE ESTÁ SNOWDEN?

Está é outra face do mistério. Está encurralado pela hipocrisia de Putin, que já disse, “não vou criar uma situação de crise com os EUA, por um fato sem importância”. Para Putin, a questão da liberdade de um cidadão é fato “sem importância”.

E onde está o agente Snowden? Dizem que “recebeu da Rússia asilo provisório”. Se voltar aos EUA, comparando o que acontece com o soldado Manning, não sairá mais da prisão.
FESTIVAL DE

Presidente do Banco Central: “Inflação excessivamente baixa pode prejudicar a recuperação”. Logicamente não foi o do Brasil, e sim o dos Estados Unidos.
Lá os juros estão em 0,25% e a inflação não dá nem para registrar. Aqui a inflação longe da meta, e a taxa de juros sobe sem parar.

Não esquecer: o governo dos EUA distribui “incentivos” de 35 BILHÕES mensais.

MAIS MÉDICOS, MÁS NOTÍCIAS

Dona Dilma insiste na contratação de médicos estrangeiros, apesar da resistência geral, e de todas as organizações de classe. E  sem falar com ninguém, Dona Dilma fundiu o Ministério da Educação com o da Saúde, como sempre foi.

Pelo menos quem aparece diariamente na televisão, falando sobre o assunto, é o ministro Mercadante.
E o doutor Padilha, da Saúde, recebeu ordem da presidente para ficar em silêncio, por que iria desobedecer? Que República. Antigamente, qual ministro se submeteria?

DILMA “DEFENDE” E “CONFUNDE” BARBOSA

Joaquim Barbosa foi muito criticado (inclusive por este repórter) pela falta de educação (ou melhor, isso e também arrogância) não cumprimentando Dona Dilma, como devia e com a atenção que o cargo exige. A própria tentou defendê-lo, mas se perdeu no caminho.

Diz a Constituição: “São Poderes da União, harmônicos e independentes entre si, o Executivo, Legislativo e Judiciário”. Dona Dilma chamou Joaquim Barbosa de “chefe do Poder Judiciário”.
Como sempre, errou. O chefe do Poder Executivo é o presidente da República. Do Legislativo é o presidente do Senado, que preside o Congresso.

O Poder Judiciário não tem chefe. Todos os magistrados, da primeira à última instância, fazem parte do Judiciário. Joaquim Barbosa preside o Supremo (por dois anos improrrogáveis), o mais alto tribunal do país.
Mas não comanda o Judiciário. Seria surpreendente se Dona Dilma acertasse alguma coisa.

TENTANDO SE RECUPERAR, DILMA ATACA ALCKMIN

A Presidente foi a São Paulo “dar” 8 bilhões ao “prefeito poste” da capital. Todos sabiam, na véspera o próprio Haddad informou.
Na hora ela atirou no governador, que não estava presente. Bobagem, ele está tão impopular e tão desprestigiado quanto ela.
 Lula telefonou logo para ela: “Assim você não se recupera”. O ex é implacável.

###

PS – Alckmin fica eufórico, vibrante entusiasmado, quando ouve ou lê que o ministro da Saúde será seu adversário em São Paulo

PS2 – Alckmin está no governo de São Paulo desde 1994. Era vice de Mario Covas, doente, até 1998. Continuou vice de Covas, doentíssimo, até 2002. Ninguém ignorava que o governador eleito nem ia ao Bandeirantes.

PS3 – Nesse 2002, foi candidato a governador, absurdo, o terceiro mandato seguido. Em 2006 deixou o governo para ser candidato derrotado a presidente.

PS4 – O projeto de agora, ser reeleito em SP, e, em 2018, se candidatar novamente a presidente. Seu sonho e obsessão: acumular duas derrotas presidenciais, como Serra.

PS5 – Não foi o presidente da Câmara que convidou o deputado Vaccarezza para presidir a Comissão da Reforma Política, como publicaram. Foi o ex-presidente Lula que telefonou e disse a Henrique Eduardo: “Quero o Vaccarezza na Comissão”. E a resposta afirmativa e subserviente: “Sim, senhor”.

PS6 – Laco, nada de pedir desculpas, podia ter sido o general Albuquerque Lima, meu informante antes do golpe, nacionalista ferrenho, defensor do interesse nacional.

PS7 – Em 1969, quando Costa e Silva teve o derrame e foi considerado incapacitado pelos “Três Patetas”, marcaram eleição indireta para “presidente”. Colocaram urnas em órgãos do Exército, Marinha e Aeronáutica.

PS8 – Albuquerque Lima ganhou de Orlando Geisel em todos os lugares. Mas não deram posse a ele. Orlando Geisel, furioso, protestou: “Como é que eu, general de 3 estrelas, posso fazer continência a um presidente de 2 estrelas?”. “Inventaram” então o general Médici, que não queria mesmo.

02 de agosto de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário