"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dando uma de Odorico Paraguaçu e Levy Fidélix, Dilma ameaça transformar Trem Bala em tema reeleitoral

Relembre do famoso Aerotrem das campanhas do eterno candidato a prefeito de São Paulo e à Presidência da República, Levy Fidélix, do PRTB.
A campanha reeleitoreira de Dilma da Silva já tem um ingrediente para cair no ridículo. Dilma deseja levar para o debate eleitoral de 2014 o projeto do Trem-Bala RJ-SP-Campinas - megalômano e economicamente inviável, mas que é uma verdadeira obsessão da Presidenta, que não consegue tirá-lo do papel e das promessas fáceis. A burra tática eleitoreira de Dilma é revelada pelo Valor Econômico.
Dilma corre o risco de acabar motivo de galhofa – igualzinho a um candidato que, em todas eleições, promete um aerotrem para resolver todos os problemas de transporte em São Paulo. Com previsão de investimento inicial de R$ 38 bilhões em obras civis – em uma conjuntura prevista de crise econômica na qual faltará dinheiro até para projetos essenciais, o Trem de Alta Velocidade de Dilma a coloca no nível de estadismo de Odorico Paraguaçu, prefeito que só consegue concretizar sua maior obra (o cemitério de Sucupira) quando morre.
Dilma ainda está na dúvida se, mais uma vez, adia o leilão do bilionário Trem de Alta Velocidade. Dilma já pensa em adiar para daqui três ou quatro meses a entrega de propostas – marcada para o dia 16 de agosto. Se for obrigada a um novo adiamento, Dilma pensa em levar o assunto para a campanha de 2014. Tanto que ela manterá a contratação do projeto de engenharia da mega-obra que seria gerenciada pela estatal Empresa de Planejamento e Logística (EPI).
As empresas francesas Alstom e SNCF estariam prontas para formar um consórcio e entregar uma oferta de negócio no dia 16. Mas empresas alemãs, espanholas e coreanas fazem pressão para que o governo dê mais um prazo para a apresentação das propostas do TAV. Dilma terá ainda de definir como o BNDES e os fundos de pensão de empresas estatais ou de economia mista entrarão como “sócios estratégicos” do Trem bala.
Por enquanto, o Trem-Bala da Dilma está igual Aerotrem do Levy Fidélix. Mas, botando de lado os entretantos e partindo direto para os finalmentes, o trem da Dilma está mais parecido mesmo é com o cemitério do Odorico – que dizia que “sua obra entraria para os anais e menstruais do País”. Dilma se enterra cada vez mais por pura falta de capacidade política de articulação e pela incompetência gerencial de seu desgoverno.
Manda Bala, Dilma! A autofagia petralha parece caminhar em alta velocidade rumo à destruição. Coisa do Partido do Titanic e seus comparsas...
 
Futuro encenador?

Imortal na UTI
Médicos acharam mais prudente transferir para a UTI do Hospital Sírio-Libanês (o SUS dos Políticos) o Senador, ex-Presidente e Imortal José Sarney.
Com dengue, sentindo febre seguida de tremores, segundo boletim médico, Sarney sofre de derrame pleural bilateral, infiltração intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito.
Traduzindo o boletim conforme a lógica propagandística do governo petista, Sarney deve estar tão bem quanto a nossa economia.
Abusando da gente?
 
Cosa nostra ou de italiano?
Processado 34 vezes nos últimos anos, mas sempre escapando das condenações, o magnata e ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi parece que agora pode se dar mal.
O Tribunal Supremo da Itália confirmou a condenação dele a quatro anos de prisão por fraude fiscal, e a instância inferior do judiciário vai definir se ele se torna inelegível pelo pequeno probleminha.
Como não pode ser preso por seus 76 anos de idade, se fosse condenado com mais rigor, Berlusconi teria de cumprir pena de prestação de serviços comunitários ou se submeter ao vexame de uma confortável prisão domiciliar em alguma de suas mansões.
Ainda bem que tais confusões judiciários só acontecem na Itália...
Imaginário passeio do Cabralzinho
 
Partido do Titanic

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

02 de agosto de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário