"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

NOTAS PERTINENTES LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO DA NOTÍCIA

URUGUAI À BEIRA DA MACONHA

 Todo presidente tem o direito de saber envelhecer. Mujica não deveria ter desperdiçado essa chance. Resolveu ficar caduco... Tipo assim FHC, aqui no Brasil   
TÍTULO E SUBTÍTULO

Estranho o jeito de fazer jornal nesse país. Eis a manchete que toma conta dos espaços nas melhores casas do ramo: "Congresso retoma trabalhos nesta quinta-feira". Cegueira voluntária. A manchete deveria ser "Congressistas voltam ao Congresso depois de férias ilegais e são demitidos por abandono de emprego". E o subtítulo bem que deveria ser mais ou menos assim: "Todos serão processados e condenados por justa causa. Devolverão o dinheiro que esbanjaram dos cofres públicos".   

Faça no caldeirão deles, faça!

Cuidado! O Brasil continua correndo o sério risco de ser propriedade da mesma pandilha de sevandijas de sempre. E daqui pra frente o risco é maior ainda. Os governistas, homiziados em seus partidos ambidestros, já perceberam que, mesmo com a inércia da oposição - uma espécie de sua alma gêmea - podem estar a um passo do deslizamento eleitoral no ano que vem.

Isso quer dizer o quê? Tudo, menos um programa sério de governo; tudo menos seriedade; tudo menos moral e honestidade de propósitos e de atiutudes.

Isso quer dizer então que, diante da ameaça de mudança dos rótulos, o melhor mesmo é aproveitar a ocasião. Frente à agonia de ver a fonte secar, o melhor é ir com sede ao pote. Fique certo, você aí candidato a rebelde com causa das próximas manifestações populares pacíficas e indignadas, esta temporada de caça ao tesouro e de pura fisiologia já começou.

Até outubro do próximo ano, os caras-pálidas farão de tudo para enganar os peles-vermelhas. E como John Wayne já era, cada um de nós tem que assumir o papel de um Indiana Jones. E se alguém cair nas malhas e armadilhas dessas poderosas tribos de ambição desmedida, só resta uma saída: satisfazer as necessidades fisiológicas dentro do caldeirão. Pelo menos você estragará a sopa desses selvagens.

RODAPÉ - O pior dessa história da vida real é que esses devoradores da politicalhada brasileira comem de tudo.

A cabeça desse governo

 Em ali plantando, nada dá de bom.

A cabeça da gente desse governo, um corpo estranho no organismo das democracias, está cheia de esterco. E o pior é que, em ali plantando nada dá de bom. É que não serve nem como adubo.

Vejam que eles semeiam na seara democrática há mais de 20 anos, contando a estiagem dos tucanos, e nada de bom até agora se criou. A não ser que você veja com bons olhos frutos com Sarney, Beira-Collor e outros bichados e contaminados.

Depois de plantar um canteiro eleitoral para 2014, semeando dois anos a mais na safra acadêmica dos cursos de medicina, agora desenterrou a semente vencida. Simples assim, como colher uvas que estão verdes, não prestam.

Depois de ceifar mais de R$ 900 milhões do orçamento das Forças Armadas fez chover R$ 4 bilhões do dinheiro brasileiro na horta dos parlamentares. Simples assim.

Agora anuncia, com cheiro de terra seca e nenhuma fertilidade para a nação ingênua, que vai replantar 11 bilhões de reais em "investimentos". Alhures assim; simples assim.

"Investimento", meu caro agricultor sem terra e sem medo de ser feliz, "investimento"é a chave de ouro que abre todas as portas para licitações peneiradas, o meio mais rápido e rasteiro de lavar dinheiro das burras públicas e tapar o sol da safadeza com a peneira.

Um colibri me contou que vem aí mau tempo. A lona de um imenso mensalão vai cobrir o solo amado dessa pátria mãe gentil.

A verdade é que, quando essa gente usa a cabeça, infesta a Esplanada dos Ministérios e transforma o Brasil num imenso pântano, num incomensurável terreno alagadiço, em que semeando adubo cerebral, faz nascer uma floresta de corruptos verdes e maduros, prontos para se dar e vender.

Eles proliferam assim porque não precisam de esterco de má qualidade. Todos eles se adubam de per si, por moto próprio, sem sangue, suor ou lágrimas. 

De minha parte lhes digo, não suporto o cheiro putrefato que sai da cabeça desses semeadores de grãos da maldade, cujo fruto lhes sacia a sede por dinheiro e lhes satisfaz a fome da ganância. Satisfaz, mas não mata o seu insaciável e desmedido apetite.
   

Vandalismo - Volta a Teoria do Domínio dos Fatos

Algum corrupto pode ter voltado à ativa e formado nova quadrilha

Não é Carnaval, nem nada... Então se o cara anda mascarado, com capuz a meia boca, o que a polícia tem que fazer é prender o suspeito. Pergunta depois. Se os responsáveis pela segurança pública não agem assim, então passam a ser suspeitos também.

Em que país se vê a pollícia cruzar os braços diante de um mascarado, diante de uma pessoa vestida a caráter como um patife sem caráter?!? Aí tem.

Quem lucra mais com o vandalismo e a baderna que confundem a consciência nacional criando dúvida para cima dos protestos da população indignada contra a corrupção, os péssimos serviços essenciais impingidos pelo governo e as desigualdades sociais? Pergunte-se: quem, quem tem interesse nisso?!?

Há, no seio da máquina administrativa, o bloco dos descontentes com a "falta de oportunidades" que o governo Dilma lhes dedica; há os que querem Lula de volta; há os que pertencem à linha dos mensaleiros - maior facção governista dos dias atuais desse governo estapafúrdio.

Quem nos dirá então que esses vândalos não obedecem às ordens de algum corrupto condenado pelo Supremo não tenha voltado à ativa e formado uma nova quadrilha?!? Faça o seguinte: consulte listagem dos mensaleiros de sempre e depois diga se a teoria da conspiração não pode ser, na realidade, a teoria do domínio dos fatos... No País do Futebol, o Brasil da Silva é uma caixinha de surpresas.
   
FORA DO PADRÃO

É disso que a gente está falando... Diante do flagrante despreparo, do jeito autortário de ser, da bossa de ser grande coisa em matéria de segurança pública e pessoal durante a semana do papa Francisco, os trapalhões da Polícia Federal desagradaram meio mundo.

O fiasco internacional que protagonizaram caiu no desagrado geral. Repercutiu até em Zurique, na Suiça. E agora a garbosa e sempre vestida a rigor, tipo assim filme de ação, com seus óculos Ray Ban, ternos pretos e gravatas idem, corre o risco de ser dispensada durante a Copa do Mundo de 2014 e não ter sequer acesso livre aos estádios no decorrer da competição.

A banda de Joseph Blatter decidiu que a PF do peremptório Zé Eduardo Cardoso, ministro da Justiça de Dilma não tem padrão Fifa. Mais uma, só mais uma constatação - essa de repercussão planetária - de que o governo brasileiro faz saber, mas não sabe fazer.
 

Os donos do Brasil reagem!

Acho que um dia eu vou pro céu!

Vou repetir o que Francisco disse: "Não se deixem manipular". E não o disse só por dizer. Disse porque tinha caraminholas na cabeça. Francisco, o Humilde é mais que isso, um sábio muito bem informado.

Antes que a geração que botou o clamor nas ruas se desse conta, o papa que declarou espertamente que não sabia "muito bem a razão dos protestes no Brasil", já estava ciente das manobras dos donos do poder, tentando corromper a quem tivesse qualquer semelhança com quem lhes parecesse ser "cabeça" das manifestações do povo indignado. Não, nada do que o papa ficou sabendo era mera coincidência.

O Serviço de Inteligência e Segurança do Vaticano não é a balbúrdia da Agência Brasileira de Inteligência que não sabe sequer traçar um roteiro de viagem, mesmo quando teve tempo para isso, desde que Jorge Mario Bergoglio, já na pele de cordeiro de Deus e atendendo pelo nome de Francisco informou que viria ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude.

Um passarinho, daqueles que não tem nada a ver com o fantasma de Hugo Chávez, tinha lhe cantado que não vem por aí bom tempo...

E então, sábio e duro, mas sem perder a ternura botou no ar o alerta que os brasileiros não podem ignorar: os manipuladores estão voltando à cena do crime e tomando providências, porque gostam de ser poderosos, porque gostam da mentira, da burla, do engodo e da riqueza mal-havida, muito mais do que gostam da verdade, um pesadelo que invade os seus sonhos de dominação social.

Eu percebi que Francisco queria dizer aos jovens e aos velhos que o Movimento Passe Livre foi convidado a abocanhar uma espécie de pedágio para não mais sair às ruas.

Achei que Francisco estava dizendo que havia senhores de anéis, contumazes e debochados predadores do patrimônio público, infiltrando o vandalismo indiscriminado nas marchas da indignação, para que os descontentes pareçam baderneiros e não um imenso bom bocado da renascida brava gente brasileira, cansada de corrupção, de serviços essenciais de péssima qualidade e penetrante crueldade.

Pareceu-me que Francisco percebeu a estratégia de marqueteiros e outros maquiavélicos que o governo mantém levando a mídia embasbacada e afoita a virar seus holofotes para o vandalismo profissional ao invés de tratar da razão principal da indignação que saiu às ruas: a corrupção e a aversão aos políticos que vivem em palácios e se banham à vontade no mar de lama das desigualdades sociais, todos eles garantidos pelas tábuas de salvação da imunidade e da impunidade.

Quando Francisco disse o que disse, ele inspirou-se tenho certeza, no Brasil Fantasia que os comerciais do governo passaram a mostrar nos mais caros horários de TV e nas melhores e mais bonitas casas do ramo jornalístico impresso, sob a égide e o singelo patrocínio da decaída Petrobras e similares estatais que já não têm dinheiro para gastar, como também não têm dinheiro para torrar em marketing e outros planos de publicidade enganosa as 39 arapucas que constituem a Esplanada dos Ministérios.

Eu não tenho religião; religião é coisa dos homens. E nunca ouvi dizer que há provas de que as religiões tenham nascido para que se espalhassem pelo mundo sem cobrança de dízimos, sem templos faustosos, capazes de levar os mais ricos e os mais pobres fiéis aos céus, numa pra lá de merecida volta ao Paraíso.

Mas hoje, depois desses agitados 2013 anos d.C.eu preciso me confessar: o que ele disse me deu esperança de que, um dia, tendo a coragem que o seu Jesus teve de sair às ruas para mudar a vida, a voz dos velhos e dos jovens terá vez e será o grande fator da transformação social que o Brasil brasileiro merece. Pronto, me confessei. Acho que um dia eu vou pro céu.

Eu boto fé nesse Francisco. Vou rezar por ele as orações que ainda me restam das aulas ginasiais no colégio dos padres. Acho que vou rezar pouco... Francisco é um alvo fixo dos poderosos paisanos. E ele ainda diz que o seu maior guarda-costas é Jesus...

Os donos do poder são todos muito bons, só não gostam de ser contrariados. O que Francisco tem a favor de sua perenidade papal é que ele também chega em qualquer canto do mundo dizendo que "não tenho ouro, nem prata"...



O diabo é que o Brasil e o mundo já não precisam mais de um Pôncio Pilatos e nem de lavar as mãos para autorizar a execução de qualquer humilde e despojado na face da Terra.  

Hora de passar o Brasil a limpo

O PMDB, do vice-mais presidente da República, Michel Temer, chuta o pau da barraca e insiste em extinguir nada menos do que 19 dos 39 ministérios de Dilma Vana. É uma paulada nas relações com a president@ que acabou de dizer que está determinada a manter os 39 inoperantes ministérios.

A esquerda do PT - te mete com esse partido, ele tem direita, esquerda e centro só pra ele mesmo! - está acusando Michel Temer de sabotagem.

E isso tudo tem um fundo de verdade - Epa! verdade nesse meio?!? - pois Michel, o "sabotador" já disse que vai procurar a chef@ da nação para ameaçá-la com rompimento. Ele não diz, mas o divórcio será irreversível se Dilma não concordar EM pagar o preço da velha amizade com um bom milhar de cargos públicos para o mais perigoso partido político do país, quase tão pernicioso quanto o próprio PT do Mal.

Quer dizer, Michel Temer não é nenhum "sabotador". Quê nada, ele é, em termos de sua facção política, um contumaz chantagista; daqueles que não podem ver numa vitrine um cartaz de "aproveite a ocasião", sem entrar e pegar tudo que tiver pela frente, sem passar pelo caixa... Para pegar o troco.

RODAPÉ - Não só o PMDB e o PT agem na base do toma lá, dá cá... No Brasil, todas as facções de direita, esquerda e de centro são fisiologistas. Só descansam quando satisfazem suas necessidades fisiológicas. Ahê, geração indignada, tá na hora de passar o Brasil a limpo!
    
CUIDADO COM ELES!

 Sei lá, mas pressinto que a juventude católica foi convocada pelo papa Francisco, a fazer mais do que ajoelhar e rezar: "Sejam revolucionários. Tenham a coragem de viver. Jesus teve coragem e saiu às ruas. Não lavem as mãos e não se deixem nunca manipular". Este é, no mínimo, um alerta de Francisco: cuidado, porque os que estão no centro do Poder querem - e têm conseguido - manipular as pontas da sociedade: os jovens e os velhos. Abram o olho com aqueles que estão no meio. Não se deixem manipular.
FALTA MORAL NA HISTÓRIA

A primeira-mulher-president@ da República, Dilma Vana é a imagem ambulante de que nada nesse país é mais problema para o seu governo do que o PT, nem mesmo o guloso PMDB, ou ela mesma, a arguta aprendiz de empresária que conseguiu quebrar a própria loja padrão 1,99 que montou, muito tempo atrás, em Porto Alegre

Ela subiu a rampa em 2010, oito anos depois do reinado estapafúrdio e cheio de escândalos de Luiz Erário Lula da Silva. 

Agora se sabe - pela boca da própria Dilma - que a criatura só ocupou o lugar do seu criador para continuar cumprindo o regime ditado por quem se acha proprietário do Brasil: fazer saber sem saber fazer. 

Ela, com seu enorme poder de falar e não dizer nada a não ser o que se pode ler nas ocultas entrelinhas, escancarou à nação brasileira o que a nação brasileira já sabia: "Lula não pode voltar ao governo porque ele nunca saiu". 

Mais que uma declaração genial, uma pomposa confissão de que ela é só uma estação, na linha do poder de Lula. O governo Dilma é só uma passarela, por onde Lula vai e vem quando bem entende e quer, sem medo de ser feliz. 

Como nem ela e nem ele são de arregaçar as mangas e pegar no pesado, nada acontece no Brasil além das falsas inaugurações de obras prometidas em palanques mambembes que jamais saem do papel. 

Tudo sempre foi realizado na base do gogó, da garganta. E é justamente aí que a porca torce o rabo. Tanto que Dilma repita a missão de falar por Lula, como Lula falar por Dilma. A falta de moral da História do Brasil é a mesma.
 
02 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário