"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AS CONTAS DA JUSTIÇA


Taí uma coisa que não entra na minha cabeça: que conta maluca é essa da justiça americana que condena um sujeito à prisão perpétua e mais mil anos de xilindró - o caso do americano que manteve três mulheres presas durante dez anos?

Em todo caso, fica o exemplo: o cara foi preso em janeiro e já foi julgado.

Enquanto isso, nos Emirados Petralhas do Bananistão, seu Dirceu, seu Genoíno e seu Cunha vão completar dez anos soltos. Quem sabe até ganhem liberdade perpétua e com mais mil anos de direito à roubalheira?

Detalhe: aqui, o sujeito pode pegar mil anos de cadeia ou mais, o que, na prática, equivale a dizer que dos trinta anos que ele deveria ficar detido - o máximo que permite a legislação -, se cumprir a metade, por causa das reduções a que tem direito, já é muito.
 
02 de agosto de 2013
Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário