"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 13 de junho de 2012

RETIRADA DOS CANAIS SÍRIOS DOS SATÉLITES NILESAT E ARABSAT É CENSURA

 

O Conselho de Ministros da Síria denuncia que a decisão do Liga Árabe, ao pedir que as empresas que administram os satélites “Arabsat” e “Nilesat” parem de veicular a difusão dos canais de satélites na Síria, é uma violação sem precedentes da liberdade de imprensa, contraria as leis de radiodifusão e regulamentação e é um passo que vai a um longo caminho desde a ética da mídia.

O Gabinete sírio denunciou a decisão da Liga Árabe e solicitou ao Ministério da Informação a tomar todas as medidas para lidar com esta decisão para assegurar a permanência da disseminação de canais de satélite sírios.

Da mesma forma, o Conselho de Ministros pediu ao Ministério da Informação para continuar a coordenação e decisão dos procedimentos administrativos e judiciais com as empresas “Arabsat” e “Nilesat” e obrigá-los a não aceitar aos ditames políticos e comprometer-se com acordos e contratos assinados com os sírios, de acordo com as leis existentes sobre satélite radiodifusão.

O ministro da Informação disse que o governo possui alternativas para garantir a continuidade da transmissão de todos os canais, afirmando em comunicado à imprensa após a reunião que o objetivo desta decisão é ausência da realidade do que está acontecendo de eventos em opinião pública síria em favor de canais que transportam todos os métodos de fabricação e enganos da mídia.

Além disso, o Governo aprovou a atribuição de um fundo de 500 milhões de libras sírias para a reabilitação e restauração de instalações de serviços e edifícios públicos e privados na cidade de Homs, e também para ajudar famílias afetadas.

Em seguida, o Conselho aprovou o projeto de lei sobre a criação e licenciamento de ONGs, e a fundação de um órgão da administração pública conhecida como a “Comissão Nacional para as ONGs”, que têm filiais em diferentes províncias.

13 de junho de 2012
Fady Marouf (Agencia Sana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário