"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 13 de junho de 2012

PERILLO DESMONTA O PT NA CPI

Comentário: Além de ter explicações para todas as questões, o governador tucano Marconi Perillo(GO) ainda escancarou a falta de preparo do PT para conduzir o seu depoimento.O relator Odair Cunha (PT-MG) foi simplesmente moído pelo depoente. Paulo Teixeira(PT-SP), vice-presidente da CPI, assistiu a tudo inerte, como se tivesse sorvido alguma substância. Mas o ápice foi a participação de Luiz Sérgio(PT-RJ), aquele ministro da Pesca que comprou lanchas superfaturadas para doar dinheiro para a sua substituta, Ideli Salvatti (PT-SC), que também levou um cala-boca de Perillo. O PT saiu desmontado da CPI. Abaixo, matéria da Folha de São Paulo.

Morna das 10h30m às 16h, a temperatura da CPI subiu após intervenção de emissários do ex-presidente Lula e do Palácio do Planalto. Após pressão de petistas -que lhe enviavam mensagens via celular- o relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), passou a levantar a voz durante o depoimento de Perillo. Na véspera, Odair havia sido orientado por interlocutores ligados ao Planalto a fazer perguntas que levassem o tucano a deixar a comissão "menor do que entrou". A estratégia foi referendada numa reunião convocada pelo presidente do PT, Rui Falcão, na noite de segunda-feira. Ao longo da sessão, Odair e assessores foram bombardeados por petistas que reclamavam até do fato de ele ler um questionário sem contestar o governador.

De São Paulo, lulistas enviavam suas queixas a aliados de Odair por celular. Pouco antes das 16h, Odair prometeu a petistas uma "virada de mesa". Foi então que, contrariando seu estilo pessoal, o relator, que já tinha feito 89 perguntas, provocou tumulto ao sugerir que Perillo abrisse mão do sigilo telefônico. "Que vergonha!", reagiu o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), da tropa de choque de Perillo.

"Ele está aqui como investigado", disse Odair, causando gritaria da oposição. Depois reconheceu que o governador falava como "testemunha". "Não vejo na condição de ex-deputado, ex-senador, de governador, justificativa fundamentada para a quebra do meu sigilo", reagiu Perillo. Odair disse que questionará em igual intensidade o governador Agnelo Queiroz (PT-DF), que será ouvido hoje. O deputado negou que Lula ou emissários tenham conversado com ele e disse que sua mudança de comportamento ocorreu devido à sensação de que havia um falso entendimento de que Perillo já havia explicado tudo.

O que Perillo jogou na cara do ex-ministro petista, Luiz Sérgio, aquele das lanchas super faturadas:

Peço a essa CPI que tem um trabalho sério a fazer daqui para a frente, que não corrobore com a opinião de alguns de que possa servir de cabo de chicote para combater a Imprensa, o procurador geral da república, o governador de Goiás e alguns desafetos. A gente sabe que se dependesse de algumas pessoas isso aconteceria. Nunca imaginei que por causa de dar um aviso (sobre a existência do Mensalão, diretamente para Lula) isso poderia resultar em tanto ódio e perseguição na minha vida.
 
13 de junho de 2012
coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário