"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A FALTA DE LÓGICA E/OU DE AMOR AO BRASIL

A julgar pela baixa capacidade racional do homem, salvo exceções, é possível acreditar que o mecanismo biológico da inteligência seria relativamente recente na escala evolutiva, e/ou de pouca prioridade para a natureza. Fosse coisa fundamental para a mãe natureza, por certo que teria surgido logo nos primórdios de nossa vida, e a essa altura, já estaria bastante evoluído, ágil, hábil para frequente e automático uso no dia a dia, semelhante a nossa defesa imunológica, mecanismos de movimentos, aparelho digestivo, sexual, reprodutivo, visão etc.

Graças a essa “falha biológica”, fazemos muito pouco uso do mecanismo racional em nosso dia a dia, ressalvadas as exceções. Para a grande maioria, tentar utilizar raciocínio lógico, só mesmo quando forçado nos chatos exercícios escolares, certas atividades de trabalho e outras isoladas situações. Fora disso, quase sempre usamos o que já acreditamos saber e conhecer, do alto de nossa soberba, muitas das vezes, regado a clima emocional e passional.

Por isso mesmo, o Planeta continua um lugar tumultuado, cheio de conflitos e de guerras, cada dia mais sujo e perigoso, contendo 4 bilhões de excluídos e milhares de ogivas nucleares. Mas a imprensa pouco aborda as causas dessa perigosa e explosiva situação. Devem estar esperando o início da guerra nuclear para investirem todas as forças nas derradeiras horas, em letras bem garrafais, anunciando o fim da raça humana. Só pode ser.

Formidavelmente, com aproveitamento dessa “falha biológica”, chamada de burrice, a imprensa do mundo inteiro faz a festa, deita e rola, para a felicidade das elites dominantes e tristeza da humanidade, em geral, porque no fundo, até mesmo os ricos e poderosos gostariam de viver num mundo pacífico, justo, seguro, limpo e belo.
Acreditem. Mas, por outro lado, caso o cérebro humano tivesse condições de fazer uso de 100% de sua capacidade, com a maldade que nos é peculiar, bem provável que já teríamos destruído todo o Universo. Quem sabe, por essa razão, Deus limitou nosso cérebro a operar abaixo de 10% de sua capacidade. E em tempo.

Mas, voltando ao tema da comprovada “falha biológica” do cérebro do homem de não fazer uso diário do raciocínio lógico, a seguir vamos examinar somente três exemplos, dos infinitos existentes no Brasil e no mundo todo, comprovando a falta de nosso raciocínio lógico, muito bem explorada pela imprensa:

1) O CASO “MENSALEIROS”

Os fortes indícios de roubalheira dos cofres públicos encontrados no caso “Mensaleiros”, normalmente têm sido tenaz e persistentemente perseguido pela imprensa, essa mesma, que no passado não gastou um milésimo do tempo e energia que agora dedica nessa virtuosa tarefa.

Ficaram fora dessa tenaz abordagem inúmeros escândalos envolvendo comprovados indícios de bilionárias perdas para os cofres públicos, dentre eles, os famosos superfaturamentos de obras públicas envolvendo políticos e empreiteiras (exceção para o bravo jornalista Helio Fernandes, que nunca deu tréguas a bandido algum), mais outros tantos incontáveis escândalos, já catalogados, de grandes montas, cada um, ultrapassando a totalidade da atribuída roubalheira do caso “Mensaleiros”.

Tivesse a imprensa empregada toda a energia e forças que emprega contra o caso “Mensaleiros”, por certo que muito dinheiro público não teria sido “extraviado”, melhor dizendo, roubado. Acreditem.

2) PRIVATIZAÇÕES FHC/PSDB

Nas conhecidas privatizações FHC/PSDB, consolidadas na entrega de riquíssimas e estratégicas empresas estatais leiloadas em poucas horas a preço de bananas, causando siderais prejuízos ao Brasil, que contabilizados a dinheiro de hoje, por certo que deve ultrapassar a R $10 trilhões. Nesse sideral estrago aos cofres públicos, toda a imprensa pouco combateu e atacou, salvo raras exceções.

Caso a imprensa tivesse empregado toda a energia e força que emprega contra o caso “Mensaleiros”, por certo que as privatizações (doações) não teriam acontecidas. Teria evitado os siderais e irrecuperáveis prejuízos para o Brasil e para o nosso sofrido povo. Acreditem;

3) O RIO E O BILIONÁRIO TURISMO

As antigas belas praias do Rio de Janeiro (bem como quase toda a costa brasileira) estão todas devastadas pela assustadora contaminação da água do mar por conta de 85% do esgoto lançados ao oceano sem efetivo tratamento sanitário e industrial.
Por essa insanidade econômica e turística, todas as praias do Rio de Janeiro estão contaminadas e sujas, inviabilizando o bilionário turismo, que certamente teria, tivessem aquelas águas limpas e cristalinas das décadas de 50/60(início).
Quanto a essa óbvia questão – total e inexplicável silêncio de nossa “combativa imprensa”.

Enquanto isso continua, toneladas por segundo de esgoto sanitário e industrial são empurrados para o mar, com toda a imprensa caladinha, sem nada dizer, sem cobrar providências alguma das autoridades.

Gigantesco absurdo, turístico, econômico, social e ecológico. Bastaria investir uma parte dos bilionários recursos que estão gastando no Rio de Janeiro para Copa do Mundo e Olimpíadas, para a construção das necessárias instalações de tratamentos de esgoto sanitário e industrial que em poucos anos a própria natureza do mar se encarregaria de tornar todas as praias do Rio de Janeiro de águas cristalinas e de areias alvas, situando-as em imbatíveis condições de atrair bilhões de turistas do exterior e de todo o Brasil – o ano inteiro – deixando aqui bilhões de preciosos recursos.

Seria a total felicidade de nosso povo, de nosso comércio, rede hoteleira, indústria turística e demais setores produtivos, propiciando abertura de milhares de empregos e oportunidades para o trabalhador. Apesar dessa óbvia visão nacionalista, toda a imprensa continua caladinha, muda e sem nada dizer. Muito estranho. Acorda Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário