"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

DEVASSA EM ONG DE EX-JOGADORA DE BASQUETE

Policiais federais e servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) recolheram documentos em uma ONG de Jaguariúna (SP) que comprovariam desvios de recursos no Ministério do Esporte. A entidade, dirigida pela ex-jogadora de basquete e vereadora Karina Valéria Rodrigues (PCdoB), recebeu R$ 28,1 milhões para atender 18 mil crianças e adolescentes, mas a CGU constatou que o dinheiro não foi aplicado de forma adequada. Também foram constatados indícios de superfaturamento na aquisição de alimentação, além de suspeita de uso de empresas fantasmas como fornecedoras.

Segundo relatórios da CGU, entre 2004 e 2010, a ONG Pra Frente Brasil recebeu os recursos do Ministério do Esporte para usar dentro do Programa Segundo Tempo. Porém, a controladoria constatou que o número de crianças e adolescentes atendidos com atividades esportivas foi bem inferior aos 18 mil informados pela entidade. Além disso, a ONG não comprovou ter fornecido os serviços e materiais nas quantidades e qualidade que declaravam. Conforme a CGU, não foram localizadas cerca de 1,5 mil bolas de futebol. Em janeiro de 2011, o Correio mostrou que a organização não governamental da ex-atleta era recordista no recebimento de recursos do Programa Segundo Tempo, incluindo remessas liberadas a poucos dias das eleições do ano anterior. Karina informou que todos os processos haviam sido aprovados pelos órgãos de fiscalização, tanto federais quanto estadual.

A Operação Gol de Mão, que foi desencadeada ontem pela Polícia Federal e pela CGU, e que teve a participação de integrantes do Ministério Público, fez buscas na casa da ex-jogadora de basquete e em outras cinco empresas fornecedoras da organização. Os investigadores suspeitam que trata-se de firmas fantasmas, que possuem entre os sócios pessoas de uma só família, ou estão com endereços de imóveis residenciais. Uma das sócias, por exemplo, tinha idade avançada e, com 85 anos, dificilmente, segundo a CGU, estaria à frente dos negócios.

Além disso, os auditores da controladoria constataram diversas irregularidades na execução dos contratos. Um deles foi no fornecimento de lanches para os atletas. Houve pagamento antecipado aos fornecedores, enquanto que a distribuição do reforço alimentar era menor que o previsto. As pessoas suspeitas de fraudes poderão responder por irregularidades nas licitações, peculato e formação de quadrilha, cujas penas variam entre dois e 12 anos de prisão.

Correio Braziliense (DF) - 01/08/2012
EDSON LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário