"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MORRE O ESCRITOR AMERICANO GORE VIDAL AOS 86 ANOS

 

Vidal também escreveu peças de teatro e roteiros para filmes de Hollywood

gore vidal 1974 (Foto: AP)

O americano Gore Vidal, escritor, romancista, ensaísta e roteirista de cinema, morreu na terça-feira (31) em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 86 anos de idade, devido às complicações geradas por uma pneumonia, segundo veículos da imprensa americana.

Vidal é autor de grandes romances americanos, como Criação, Juliano, Apóstata e Hollywood, entre outras diversas obras. Como roteirista de cinema, Vidal escreveu os textos de Ben Hur, de 1959, Calígula, de 1979 e Paris Está em Chamas?, de 1966, e teve muito sucesso também como autor de peças de teatro. Candidato eterno ao Nobel da Literatura, Vidal era primo de Al Gore e meio-irmão de Jacqueline Kennedy.

gore vidal 2009 (Foto: Carol Tedesco, Florida Keys News Bureau/AP)
Gore Vidal era considerado um dos intelectuais americanos mais críticos à política oficial de seu país, junto a Susan Sontag, Noam Chomsky e Norman Mailer.
Ao lado de Mailer e Truman Capote, também era tido como um dos melhores escritores e pensadores dos Estados Unidos.

Vidal foi um ávido escritor e frustrado político cuja produção literária girou em torno do romance histórico, da sátira sobre o estilo de vida dos americanos e da ficção científica. Em 1993, obteve o Prêmio Nacional do Livro dos Estados Unidos por seu ensaio "United States Essays, 1952-1992".
No campo da política, Vidal não conseguiu o mesmo sucesso.

Nos anos 60, teve um papel muito ativo dentro das fileiras mais liberais do Partido Democrata e se apresentou sem sucesso para o posto de congressista pelo estado de Nova York. Entre 1970 e 1972, presidiu o People's Party (de tendência liberal), e em 1982 se apresentou como senador pela Califórnia e ficou perto de conquistar uma cadeira no Congresso ao obter mais de 500 mil votos.

01 de agosto de 2012
REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário