"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

POR QUE O "PADRE" THOMAZ BASTOS ABANDONOU O PECADOR?

article image
Márcio Thomaz Bastos deixa a defesa de Cachoeira (Fonte: Reprodução/iG)

Amigos do ex-ministro ouvidos pelo Estadão disseram que ele estava incomodado com o desgaste que a defesa de Cachoeira provocava em sua biografia
 O advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos abandonou a controversa defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira após surgir a notícia de que a esposa do contraventor, Andressa Mendonça, tentou intimidar o juiz que cuida do caso.
Entretanto, informações divulgadas nesta quarta-feira, 1º, pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram que Thomaz Bastos já vinha querendo abandonar o caso devido ao temperamento do seu famigerado cliente, considerado hostil e exigente. Uma pessoa próxima a Thomaz Bastos classificou Cachoeira como “um sujeito inadministrável”.

‘Razões que nada têm a ver com o mérito da causa’

“Eu saio por razões que nada têm a ver com o mérito da causa”, disse Márcio Thomaz Bastos, mas amigos do ex-ministro ouvidos pelo Estadão disseram que ele estava incomodado com o desgaste que a defesa de Cachoeira provocava em sua biografia.

Quanto ao mérito da causa assumida por Thomaz Bastos, entendida por muitos como inapropriada para um ex-ministro da Justiça, o presidente licenciado da OAB, Luiz Flávio Borges D’Urso, chegou a dizer, em defesa do colega, que “o advogado é como o padre, que abomina o pecado, mas ama o pecador”.

Caso Cachoeira e Mensalão

Mas o desligamento do ex-ministro do caso de Cachoeira vai além das razões até agora consideradas. Em sua coluna no jornal OGlobo, o articulista Merval Pereira cita a intrínseca relação da CPI do Cachoeira com o julgamento do mensalão, que começa na próxima quinta-feira, 2. Thomaz Bastos, tido como um dos mais importantes criminalistas do país, atua como advogado de um dos réus do caso mensalão, além de ser um dos mentores da tese que será usada pela defesa, de que o que aconteceu foi “apenas” caixa 2 na campanha eleitoral e, portanto, um crime menor.

De acordo com Merval, a recente tentativa de chantagem de Andressa Mendonça, mulher de Cachoeira, contra o juiz Alderico da Rocha Santos, foi a oportunidade para Thomaz Bastos desvincular sua imagem à de Cachoeira e recuperar a credibilidade de sua função diante da opinião pública, às vésperas do julgamento do mensalão. Deixando claro que a tentativa de chantagem foi uma atitude de desespero tomada pela própria Andressa, com ou sem aprovação de Cachoeira, e que ele, como advogado, reprova.

01 de agosto de 2012
opinião & notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário