A 'adoração' inexplicável por Lula lembra o caso de um advogado que era admirado por quase todos no ambiente de trabalho, principalmente por ele mesmo. Corria uma crença de que sua extrema inteligência e intelectualidade o levavam a ser um insatisfeito, provocando todo aquele relaxamento, a incompetência e até mesmo a burrice que era vista como inadaptação.
O que faz uma determinada idéia - totalmente desconexa - vir como uma avalanche e destruir o raciocínio lógico de todos ao mesmo tempo e da mesma forma? Uma idéia que chega de tal maneira, que, até mesmo quem consegue ficar imune, chega a pensar, no início, que ela é quem não consegue raciocinar ou enxergar direito.
O engano do jornalista Nêumane.
Nas entrevistas em que Nêumane comenta sobre seu livro - O QUE EU SEI DE LULA - por diversas vezes ele se refere a Lula como uma pessoa muito inteligente. Engano. Lula não é inteligente, é apenas esperto, muito esperto.
A diferença entre inteligência e esperteza
Inteligência - pode ser definida como a capacidade de resolver situações problemáticas, novas, mediante reestruturação dos dados perceptivos.
Esperteza - entre as mais diversas definições, é considerada a capacidade maliciosa de adaptar-se habilmente a situações adversas, tirando proveito da situação.
Este aproveitamento é considerado por muitos como inteligência e criatividade. Wikipédia
"Podemos definir o esperto como aquela pessoa que tem inteligência prática cuja referência é seu ego (como ganhar vantagem ou superar um obstáculo,
proteger-se ou obter o que se quer).
Na vida diária a esperteza é essencial para a sobrevivência,
mas deixada a si só ela se transforma facilmente em “malandragem”.
Adriana Tanese Nogueira
psicoterapeuta e escritora
Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
Nenhum comentário:
Postar um comentário