O escândalo envolvendo Rosemary Nóvoa de Noronha, a amiga íntima do ex-presidente Lula, (leia O amor é lindo – 26/11) parece tomar o mesmo rumo do mensalão, que começou com um “simples” suborno passado a um diretor dos correios e tornou-se o de maior vulto na história da República.
Claro que este não chegará a tal ponto, haja vista que Rose (como gosta de ser chamada), não tem a mesma dimensão de José Dirceu, e só assemelham como corruptos.O imã de juntar ladrões, Luiz Inácio Lula da Silva, para livrar sua cara, teria dito que se sentia apunhalado pelas costas.
Mas isso é conversa mole para criança ir dormir com fome. A “presidenta” ao demiti-la, quis retornar a ser a grande faxineira, mas não é nada disso, pois ela teve que negociar com Lula esse afastamento.
Por sua vez o x-presidente aceitou, numa de perder os anéis, mas ficar com os nove dedos que lhe restam.
Ele fechou-se em copas e evita falar sobre o assunto, temendo que os desdobramentos das investigações respinguem-lhe merda e gerem constrangimentos ao expor a proximidade intima entre Lula e Rose.
Tem outras coisas carentes d explicações, tais como: O que o levou a avalizar para cargos importantes do governo nomes indicados por Rosemary de Noronha, secretária de Dirceu durante mais de 10 anos?
Por que tanto empenho para atender os pedidos de Rose, inclusive forçar a mão (com sucesso) para que o Senado mudasse uma votação?
Outra notícia que surgiu na terça feira, se refere às viagens acompanhando Lula, em inúmeros países.
No período de 2003 a 2010, isto é, durante a presidência de seu protetor, a dona Rose esteve em 24 países acompanhando Lula, recebendo as devidas diária e ninguém sabe para fazer o que.
Só para citar: em 2009. Rosemary esteve em missões oficiais com o presidente na Alemanha, Portugal, França, Reino Unido, Qatar, El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Paraguai, Ucrânia e Venezuela. No ano seguinte o “casal” foi ao México, Cuba, El Salvador, Rússia, Portugal, Moçambique e Coréia do Sul.
Espera-se que nessa cagada não aconteça o mesmo que aconteceu com Erenice Guerra, que está impune e continua a delinqüir sem que nada lhe aconteça
28 de novembro de 2012
Giulio Sanmartini