"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UMA SIMPATIA, NÉ NÃO? VIVA O TURISMO!!!

"GOZANDO" AS DELÍCIAS DAS MISSÕES INTERNACIONAIS : 'Tour' pago pelo Congresso


O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), e sua mulher, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), fizeram, juntos, seis viagens internacionais nos últimos sete anos, sendo cinco delas custeadas pelo contribuinte.

As viagens incluem destinos como Japão, China e África do Sul, roteiros de sonho para qualquer casal, mas que a dupla de parlamentares transformou em realidade na forma de missões ao exterior, pagas com recursos do Legislativo.

Três viagens foram integralmente custeadas pelas duas Casas legislativas, enquanto as visitas ao Japão e à Alemanha renderam ônus apenas ao Senado.

Somados, os périplos do casal pelo mundo totalizam 144,2 mil quilômetros, ou três voltas e meia ao redor da Terra. Neste ano, o casal já está de malas prontas para o Catar.

Valdir Raupp não vê nada de errado nas viagens com a mulher pagas pelo Congresso, argumentando que muitas missões são desempenhadas em conjunto por senadores e deputados. "Se ela é deputada e pode participar, qual é o problema?"

As missões internacionais fazem parte da rotina parlamentar e contemplam roteiros tradicionais, como Assembleias Gerais das Nações Unidas e conferências da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No entanto, o que chama a atenção no caso de Raupp e Marinha, casados há mais de 20 anos, é que as missões de ambos sempre coincidem, proporcionando ao casal "luas de mel" extraordinárias fora do Brasil.

A primeira viagem conjunta foi em 2005, quando passaram 12 dias na Coreia do Sul. O objetivo da missão era "melhorar as relações de amizade, cooperação de intercâmbio dos deputados e a expansão do intercâmbio econômico entre Brasil e Coreia", explicou a parlamentar no relatório apresentado à Câmara.

Ela relatou visitas a ministérios e ao parlamento coreano.
Mas sobrou tempo para conhecer a Província de Jeju, ponto turístico onde se encontra o vulcão adormecido na montanha Hallasan, patrimônio da humanidade.

No ano passado, o casal cruzou o Atlântico rumo à Alemanha.
Para proferir uma palestra sobre a Amazônia no parlamento de Renânia-Palatinado, na cidade de Mainz, agendada para 3 de novembro, Raupp pediu licença do Senado por 11 dias, de 27 de outubro a 6 de novembro.


O convite, intermediado pelo Consulado do Brasil em Frankfurt, foi dirigido ao senador, mas a deputada obteve autorização da Câmara para acompanhá-lo - sem ônus para a Casa, mas, igualmente, sem penalidade pelas faltas.

Mainz abriga a Catedral de São Martim, que atrai turistas de toda a Europa, e fica a apenas 20 quilômetros de Frankfurt.

Ainda no ano passado, em julho, Raupp e Marinha voaram para Johannesburgo, na África do Sul, a fim de participar da Africa"s Big Seven/Saitex, "uma das maiores feiras do setor alimentício do continente africano", esclareceu Raupp em discurso na tribuna.

Ele relatou que representou Rondônia no evento, quarto maior exportador de carne bovina do Brasil, e apresentou aos africanos o "avanço da tecnologia de produção".

Em janeiro de 2010, o casal viajou para a China a fim de conhecer a tecnologia do trem bala. A missão originou-se de um convite do Ministério dos Transportes chinês a deputados da Comissão de Viação e Transportes da Câmara. Raupp foi o único senador integrante da comitiva.

Dos cinco deputados que integraram a missão, apenas o presidente da comissão, Mauro Lopes (PMDB-MG), e Marinha tiveram as despesas integralmente pagas pela Câmara. Os outros deputados arcaram com as respectivas passagens.

Em abril de 2008, Raupp e Marinha voaram 18,5 mil quilômetros rumo a Tóquio para representar o País nas comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil.

Mais uma vez, Raupp foi o único senador que fez parte da missão.
"É uma forma de ficarmos mais tempo juntos",
arremata.

16 de janeiro de 2012
ANDREA JUBÉ VIANNA O Estado de S. Paulo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Mas a gente paga, né mesmo? Casal tão simpático! Eles precisam, realmente, ficar juntinhos. É muito chato viajar sem a esposinha! E os filhos? Por que os filhos não foram? Ah! O Sir Ney não estava lá, na hora. Sei... Que chato!
E por falar em Sir Ney, você conhece alguma causa em que tenha se empenhado o nobre senador Valdir Raupp, que contribuiu decisivamente para a nação, ou especificamente, para o povo brasileiro, além dos cartões postais que ele se esqueceu de nos mandar? Não?! Eu também não...
Sempre que falo em Sir Ney, 'O Perene' - belo invocativo! - não consigo me lembrar de qualquer coisa que tenha sido feito por ele em prol da nação e do povo. Fez sim... Em prol dele mesmo! Além do malfadado "fiscal do Sarney".
Falando em malfadado...
E você? Já foi a África do Sul? Não? E a Noruega? E ao Japão? Também não? Então por que você não se candidata a deputado federal? Será uma grande oportunidade para você conhecer os melhores roteiros turísticos, e ainda poderá justificar em seu relatório, que um deputado federal tem a obrigação de conhecer os grandes patrimonios da humanidade, ampliar a sua cultura, para melhor representar o país, e outras 'cositas' mais...
Quem vai pagar? Mas isso é pergunta que você faça? Se as coisas continuarem como estão, com o ético partido dos trabalhadores, sua chance turística é enorme! E eu pago! Eu e os restantes contribuintes, ora!!! Para que servem os impostos?! Francamente...
Em que partido você deve entrar? Claro que sua filiação será no PT! Faça um cursinho no sindicato do "abcdefgh", ou na Fundação Lula, e você receberá um diploma 'esperto', e não ficará com essa cara de amador fazendo perguntas idiotas!!! E não se esqueça de fazer boas amizades, tipo Barbalho, Calheiros, qualquer um dos mensaleiros é sempre uma boa... Sempre alerta, como dizem os escoteiros!
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário