"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MENSALÃO ASSUSTOU FINANCIADORES DE CAMPANHA DO PT, E CONTAS DE HADDAD TÊM ROMBO MILIONÁRIO A PAGAR

 


O escândalo do mensalão afetou perigosamente o sistema usado pelo Partido dos Trabalhadores para arrecadar milhões para suas campanhas eleitorais. O diretório municipal do PT corre o risco de fechar a contabilidade eleitoral no vermelho, caso não obtenha um total de R$ 25 milhões. Nem os empreiteiros amigos querem ajudar a fechar a conta.

O PT paulistano só teria arranjado R$ 10 milhões até agora. Como é improvável que se consiga o resto da grana, a fatura negativa terá de ser paga pela Direção Nacional petista. Só com marketing, o time de Fernando Haddad gastou R$ 3 milhões com a Polis, do publicitário João Santana. Produção de programas de televisão e impressos gráficos comem muito dinheiro na campanha.

O curioso é que 90% da campanha petista seria bancada pelas chamadas “doações ocultas”. O esquema, em que o doador não aparece, é mascarado por repasses do partido para o caixa de campanha. Em geral, a origem dos recursos fica providencialmente escondida para não revelar que as empreiteiras (que prestam serviços à Prefeitura) respondem por mais de 70% do dinheiro doado. Tecnicamente, é uma espécie de “Mensalão Antecipado”. Um cínico “financiamento com dinheiro público para campanha”.

Na prestação de contas ainda não finalizada, Fernando Haddad já demonstrava que fez a campanha mais cara do Brasil: torrou R$ 16,5 milhões. Mas o valor final, que precisa ser declarado até o dia 30 de novembro do Tribunal Superior Eleitoral, aponta despesas de R$ 25 milhões. Quem vai pagar a fatura?

Fica difícil arranjar tanto dinheiro para fechar as contas porque empresários temem “ficar na roça” se adotarem procedimentos idênticos aos do Banco Rural – revelados e condenados no julgamento da Ação Penal 470, no Supremo Tribunal Federal. Azar, ao menos momentâneo, daqueles que têm comissões a receber pelo serviço prestado...

Serra também na m...

A direção estadual do PSDB não pretende assumir parte das dívidas da campanha de José Serra, que investiu R$ 8,4 milhões - a metade de Haddad, para perder a eleição.

Tucanos alegam não ter dinheiro em caixa para ajudar no rateio da dívida.

O principal problema é uma fatura de R$ 1 milhão em despesas gráficas que ninguem aceita quitar.

Homenagear é preciso

Militantes petistas são aconselhados pela cúpula partidária a a escreverem homenagens ao ministro Enrique Ricardo Lewandowski, de 64 anos, um carioca cuja família tem muito prestígio em São Bernardo do Campo.

No comunicado petista, as mensagens serão enviadas a Lewandowsk, com vistas a se contrapor aos ataques rasteiros e covardes que ele vem sofrendo.

Motivo da homenagem: “Desde o primeiro momento do julgamento da ação penal 470 não se vergou a pressões, a intimidações, a insultos e à chacota. Foi atacado, ridicularizado, achincalhado, difamado pela grande imprensa e até por grande parte dos seus pares no STF, sobretudo quando absolveu José Dirceu da condenação por corrupção ativa, e rejeitou a tese, jamais provada, de que o PT teria comprado votos”.

Golpe impresso

A Folha de São Paulo denunciou que a Presidência da República jogou fora R$ 135,6 mil para fazer publicidade oficial em cinco jornais de São Paulo que não existem.

As publicações fictícias são vinculadas à Laujar Empresa Jornalística S/C Ltda, com sede registrada num imóvel fechado e vazio, em São Bernardo do Campo (SP).

Essa empresa aparece em 11º lugar num ranking de 1.132 empresas que, desde o início do governo Dilma Rousseff, receberam recursos públicos da Presidência para veicular propaganda do governo em diários impressos.

A Laujar mandou as supostas edições do dia 15 de março do ano passado do "Jornal do ABC Paulista", "O Dia de Guarulhos", "Gazeta de Osasco", "Diário de Cubatão" e "O Paulistano".

Anti-EB

A Comandanta-em-chefa das Forças Armadas, Dilma Rousseff, mandou o Exército ajudar a FUNAI, na desocupação de centenas de famílias de produtores de suas propriedades em Alto da Boa Vista, na região norte de Mato Grosso..

A missão é reduzir em 70% a área territorial do município, para permitir a criação fraudulenta de uma fictícia reserva indígena xavante.

Bacana é como a Dilma manda um aparato militar ( Exército, Força Nacional e Policia Federal) invadir Mato Grosso e varrer do mapa, um município brasileiro, para dar lugar a implantação de mais uma Terra Indígena de mentirinha.

Se a moda pega por aqui...

Pelas redes sociais, circula a foto do jornalista e escritor Alberto Vázquez Figueroa, seguida da frase: "Até que não se pegue 20 políticos e 20 banqueiros e os enforquem, este país não terá solução".

A declaração foi feita numa entrevista de Figueroa a um programa da rádio San Borondón no final de julho deste ano.

Segundo ele, ultimamente os espanhóis têm assistido a políticas governamentais que são "crimes contra a pátria" e, como tais, "deveriam ter uma contestação social igualmente bruta e irracional".

Visão Paranormal

O Programa A Vidente retorna em sua terceira temporada na TVABCD, dia 13 de novembro,

todas as terças feiras,às 21h, no Portal www.tvabcd.com.br.

Os apresentadores e produtores Rosa Maria Jaques e João Tocchetto de Oliveira avisam:

Quando estivermos viajando caçando fantasmas, terá reprise da ultima apresentação”.

Velha piada do selo

Volta a circular na internet a piadinha do selo criado para homenagear os feitos da gestão Lula da Silva:

Lula queria um selo com sua foto para marcar o aniversário de governo.

Duda Mendonça achou boa a idéia e executou o projeto.

Lula aprovou e mandou a ECT fazer 10 milhões de selos.

Quando o selo foi para as ruas, Lula ficou radiante!

Mas, em poucos dias, ele ficou furioso ao ouvir reclamações generalizadas de que o selo não aderia aos envelopes.

O presidente, imediatamente, convocou os responsáveis pela confecção e emissão do selo com a sua imagem, ordenando que investigassem, rigorosamente, o assunto.

Comissões pra lá, grupos, subgrupos e equipes aos montes pesquisaram as agências dos Correios de todo o país, ouviram usuários, balconistas etc.e, finalmente, desvendaram o que estava ocorrendo.

O relatório, de mais de mil páginas, entregue um mês depois,dizia, na sua conclusão:

"Não há nada de errado com a qualidade dos selos.

O problema é que o povo está cuspindo do lado errado".


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

12 de novembro de 2012
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

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