Professora britânica diz que antibióticos 'estão perdendo a sua eficácia em um ritmo alarmante e irreversível'
A discussão sobre o uso — muitas vezes desenfreado — de antibióticos veio novamente à tona nesta semana em tom de alerta.
Leia também: Tratando doenças com micróbios
Cuide bem do seu jardim de micróbios
Pesquisa por novos antibióticos caminha a passos lentos
Uma das principais autoridades médicas britânicas revelou que esses medicamentos "estão perdendo a sua eficácia em um ritmo alarmante e irreversível — semelhante ao do aquecimento global".
O alerta foi feito pela professora Dame Sally Davies, principal consultora para assuntos médicos do governo britânico, que ressaltou ainda que o problema é uma das maiores ameaças atuais para a saúde humana.
Uso desnecessário em casos de infecções levesAinda de acordo com a professora, a ampliação da resistência de alguns tipos de bactérias está sendo causada pelo uso desnecessário de antibióticos em casos de infecções leves.
"As bactérias estão se adaptando e encontrando formas de sobreviver aos efeitos dos antibióticos. Elas estão se tornando resistentes e os tratamentos não fazem mais efeito", alertou Dame Sally Davies, que ressaltou ainda que o desenvolvimento de relativamente poucas novas variedades de antibióticos pode estar contribuindo para o problema.
22 de novembro de 2012
Fontes:BBC Brasil - Alerta médico ressalta perda de eficiência dos antibióticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário