Selo suíço lança concerto do célebre quinteto gravado em Zurique, em 1960
Este CD de quase uma hora - até então inédito em edições “oficiais” - contém uma apresentação em Zurique, de abril de 1960, do quinteto do “Prince of Darkness” com o saxofonista John Coltrane, no último tour de “Trane” como integrante desse conjunto em que estavam também Paul Chambers (baixo), Wynton Kelly (piano) e Jimmy Cobb (bateria).
Ou seja, o mesmo grupo que – tirante o sexto membro, o sax alto Julian “Cannonball” Adderley – gravou, em 1959, Freddie freeloader, uma das cinco faixas do antológico LP Kind of blue (nas outras quatro faixas, incluindo a mais famosa, So what, o pianista era Bill Evans).
Um ano depois das sessões de estúdio de Kind of blue, o concerto de Zurique documenta o desenvolvimento daquela atmosfera modal, pontilhista, que Miles estava então criando. E flagra a gestação das hipnóticas sheets of sound de Coltrane, que seriam registradas, em todo o seu paroxismo, já nas sessões do Village Vanguard, no ano seguinte (cf. The complete 1961 Village Vanguard recordings, da Impulse).
Em Zurique, depois de uma breve introdução dos músicos pelo empresário Norman “Jazz at The Philarmonic” Granz, Miles, Coltrane e a seção rítmica – com interlúdios do piano sempre preciso e elegante de Kelly – recriam, em improvisações bem mais extensas e tensas do que as versões originais, So what (15m30), All blues e Fran-dance.
A segunda faixa do disco, If I were a bell (8m15) é uma reinvenção inteiramente “modalizada” do já então bem conhecido tema sobre o qual este mesmo grupo (mas com Red Garland no lugar de Wynton Kelly) improvisou, em 1956, no LP Relaxin' (Prestige).
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