Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
BRASIL SÓ FICOU INDEPENDENTE EM 15 DE NOVEMBRO DE 1889
Não é correto dizer que 7 de setembro de 1822 é o dia da independência do Brasil. Nossa data magna é 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Senão vejamos: O Brasil colônia foi alçado com a chegada de Dom João VI, à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves. Com a volta de Dom João para Portugal, Pedro I proclamou a independência do Brasil Reino Unido a Portugal, dividindo o Reino Português. Ficou o Reino Português Europeu e Reino Português do Brasil. Tanto é assim que Pedro I era Pedro IV em Portugal e foi chamado para lá reinar.
Que independência é esta em que aqui ficou um Princípe e um Regente e depois uma Regência Trina? Todos que aqui viviam continuaram súditos e escravos. Neste período continuou a escravidão de indígenas e africanos.
Com a proclamação da República é que nos desligamos institucionalmente de Portugal; deixamos de ser escravos e súditos para sermos CIDADÃOS COM DIREITOS E DEVERES. Nossa Constituição foi a mais justa possível, abrangendo a todos os brasileiros. Se ainda hoje lutamos para que todos tenham direitos iguais para ascender na vida, faz parte da vida dos povos. Mas, só com a Proclamação da República é que passamos a ser reconhecidos como nação independente.
Lamentavelmente nossos historiadores estudam e leem nossa história mas, não a interpretam. Sete de Setembro é apenas uma data simbólica. A verdadeira data da independência do Brasil, como disse antes, é 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
Antonio Santos Aquino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário