"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VOCÊ QUER SABER A VERDADE?

Em Pindorama, dizer a verdade, ou revelar a verdade dos bastidores, pode custar caro. Mas independente do preço que se paga para escancarar as janelas, os temerários avançam e propalam aos quatro cantos, o que deveria ficar no silencioso quarto escuro dos segredos "de Estado".
Imprudência? Não! E que o grito preso no gogó, sufoca, engasga, a voz claudica, gaga, quase sumida, e o berro surge, porque o tempo urge e a vida, como dizia o poetinha, "não é de brincadeira". A vida dói, incomoda, empurra-nos, e o sabedor das coisas, não consegue sufocar o grito na goela, e manda tudo para o vinagre, e o urro sai! Tonitroante, escandoloso e revelando escândalo. É mais ou menos como o palavrão, quando tropeçamos com o dedão, e gritamos: poooorrraaaaaa!!!
É isso aí, Salete Ramos. Abra o bico e grite. Custe o que custar... A vida é breve, e triste é morrer engasgado...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário