Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
INSUFICIÊNCIA RENAL GRAVE SERIA CAUSA DO INTERNAMENTO URGENTE DE HUGO CHÁVEZ
O caudilho Hugo Chávez foi internado de emergëncia no Hospital Militar e seus médicos consideraram nesta quarta-feira a possibilidade de transferí-lo a uma clínica particular, o Hospital de Clínicas Caracas, onde poderia ser melhor tratado de problemas de insufiência renal, segundo fontes ligadas ao círculo chavista, como informa o jornal El Nuevo Herald.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato, assinalaram que o governante ingressou terça-feira de manhã ao centro hospitalar militar, após sofrer um desequilíbrio geral em seu estado físico.
"Encontrava-se em estado geral comprometido", disse uma das fontes que viu quando ele chegou ao Hospital Militar. "Quando chegou, se encontrava bastante grave e foi por isso que o tiveram que trazer de emergência"
As autoridades venezuelanas tem instaurado um férreo hermetismo em torno da saúde do caudilho, que retornou terça-feira à noite de Cuba, após ser sobmetido a uma nova sessão de quimitoerapia para combater o câncer.
Mas a fonte do Hospital Militar disse que Chávez mostrava um quadro geral de decomposição, produto de intenso ciclo de quimioterapia a que se submetera e que apresentava sinais de insuficiência renal que requer hemodiálise.
O problema renal estava motivando os médicos a considerar sua transferência ao Hospital de Clínicas Caracas, cujas instalações contam com o melhor equipamento para tratar esse tipo de doença.
Por outro lado, a fonte disse que o mandatário apresentava um quadro de aplasia medular, o desaparecimento das células encarregadas da produção do sangue na medula óssea, que estava complicando seu quadro clínico.
Segundo os médicos consultados, a aplasia medular pode ser total, afetando a produção de glóbulos brancos na mesma proporção dos vermelhos, ou parcial, quando somente restringe a produção de só um dos tipos de células.
O cirurgião Gustavo León, que há 30 exerce a profissão em Miami, disse que os ciclos de quimioterapia podem provocar a aplasia medular, assim como problemas de insuficiência renal. Mas o câncer que acomete Chávez também poderia ser o causador da insuficiência renal.
"A obstrucão do sistema também pode ser provocado pelo câncer", resslatou León. "Se continuar assim, provavelmente terão que submetê-lo à diálise para poder livrá-lo das toxinas que o organismo não pode eliminar através dos rins".~
O médico León acrescentou que normalmente os problemas de insuficiência renal provocados pelo câncer são irreversíveis, diferente, portanto, daqueles casos em que são provocados por alguma infecção ou obstrução passageira.
Sob um cenário de insuficiência renal permanente, os pacientes são submetidos a um tratamento de diálise com uma freqüência de três vezes por semana.
Os problemas de infecção são comuns nos casos de pacientes que são submetidos a quimioterapias devido ao fato de que o tratamento pode afetar significativamente o sistema imunológico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário