"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

GOVERNO: `EDUCAÇÃO, PRA QUE MESMO?`

Claudio Schamis relembra lista de promessas de Dilma e critica falta de resultados na educação

Cadê o aluno que tava aqui? O governo lobo mau comeu!

Fui consultar uma listinha de promessas feitas por Dilma. Ela data de 1º de novembro de 2010. Quando entro no quesito EDUCAÇÃO, o que vejo? Promessas. Ponto. PT, saudações. Beijos nas crianças.

Uma das promessas era equipar as escolas com banda larga gratuita. Mas acredito eu que antes da banda, seja ela larga ou estreita, é preciso ter a escola e é preciso ter o professor, de preferência com um salário digno da profissão.
Outra promessa é, não, era de dar prioridade à qualidade da educação. ENEM que a Dilma tussa vou acreditar nisso. Quer mais uma? Construir seis mil creches e pré-escolas para nossas crianças.

Ah, as crianças! Como já escrevi aqui nenhuma creche saiu do papel. E agora o novo ministro, Aloizio Mercadante, diz que a meta da Dilma não pode ser cumprida. E o pior é que segundo o ministro o problema não é o dinheiro e sim a demora das prefeituras para executar as obras. Cadê a novidade? Cadê o governo federal exigindo e cobrando?

Mais novidade? Hoje quase quatro milhões estão fora da escola, ou o equivalente a um Uruguai e mais um pouco. Desses, a maioria está no campo, em favelas e bairros muito pobres. Será então que essa seria a desculpa para tanta evasão? Não deveria ser. Se o homem chegou à Lua, nada deveria ser assim tão longe.
9/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário