"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 27 de maio de 2012

O NOVO ENFOQUE DEMOGRÁFICO

article image

A principal preocupação dos demógrafos em sua era de ouro era as altas taxas de fertilidade (Reprodução/Imaginechina)
 

Foco dos demógrafos agora foi deslocado do tamanho das populações para a sua composição – isto é, as faixas etárias e suas relações entre si


A demografia está de volta ao centro do debate público, graças sobretudo ao aquecimento global, que aumenta a preocupação do impacto de bilhões de pessoas sobre o ambiente, e aos picos dos preços de alimentos, que implica dúvidas a respeito da possibilidade de alimentar esses bilhões.

A principal preocupação dos demógrafos em sua era de ouro (os anos 70 e 80) era as altas taxas de fertilidade e o total de pessoas no mundo. Esta era a época do best-seller A Bomba Populacional, de Paul Ehrlich, que afirmava que não seria possível alimentar a todos. Houve tentativas de controle populacional a partir de programas governamentais, do qual a política de filho único da China é o exemplo mais famoso.

Por outro lado, o foco dos demógrafos agora foi deslocado do tamanho das populações para a sua composição – isto é, as faixas etárias e suas relações entre si. Ao invés de altas taxas de fertilidade, os demógrafos estudam o envelhecimento, as taxas de dependência, o “dividendo demográfico” (um aumento no número de pessoas com idade para trabalhar) e taxas de gêneros distorcidas, em geral causadas pelo aborto de meninas.

Political Demography (Demografia política) é uma coleção de ensaios que mostra alguns resultados dessas novas pesquisas com mais detalhe. A maior questão levantada por essas novas pesquisas é se o mundo está experimentando uma convergência demográfica ou uma divergência que leva a futuros estanques.
A ONU acha que o mundo está convergindo para a taxa de fertilidade de substituição, isto é, 2,1, o número mágico que estabiliza as populações a longo prazo. Contudo, há grandes mudanças acontecendo entre as faixas etárias, ainda que a população de um país permaneça estável.

27 de

Nenhum comentário:

Postar um comentário