Deu errado – A desoneração da cesta básica não produziu resultado efetivo e a decisão oportunista de Dilma Rousseff já é considerada como um tiro no pé. Empresários do setor de alimentos, que teriam prometido repassar ao consumidor o correspondente à desoneração tributária, ainda discutem o assunto, o que mostra que isso dificilmente acontecerá.
Como antecipou o ucho.info por ocasião do anúncio da presidente, em 8 de março passado, os empresários aumentaram os preços dos produtos tão logo foi criada, em setembro de 2012, uma comissão palaciana para analisar o tema. A partir daquele momento, os produtos passaram a ser vendidos com preços promocionais, maquiando o aumento. Com isso, a desoneração incidiu sobre o preço cheio dos produtos, o que fez com que a cesta básica ficasse mais cara para o consumidor.
Na maior cidade brasileira, São Paulo, a credibilidade do governo de Dilma Rousseff despencou de forma impressionante quando a população é questionada de forma espontânea sobre o assunto. Por certo na próxima pesquisa de opinião Dilma aparecerá nas alturas, como se fosse a versão de saias de Messias, mas a realidade é bem diferente do que apontam as pesquisas, cada vez mais inconfiáveis.
O principal motivo para essa desconfiança está na escandalosa diferença entre a inflação oficial, anunciada pelas autoridades, e a real, enfrentada pelos brasileiros no dia a dia. Alguns produtos registraram alta de mais de 30% nos últimos meses e o descontentamento em relação ao atual governo é generalizado na capital paulista, não importando a classe social de quem reclama.
No domingo (17), em um concorrido e caro restaurante de São Paulo, um empresário do setor de alimentos que até meses atrás não reclamava do governo, disse em alto e bom som, para que todos ouvissem, “chega de PT”. O tal empresário está organizando um frente para apoiar o candidato do PSDB à presidência da República, possivelmente o senador mineiro Aécio Neves.
18 de março de 2013
ucho.info
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