Ciro manda o recado
Escanteado no PSB pelo presidente do partido e rival interno, Eduardo Campos, governador de Pernambuco, Ciro Gomes voltou dos Estados Unidos, onde estudava, com bala no coldre. Diante da aproximação de Campos com o presidente do PSD, o prefeito paulistano Gilberto Kassab, Ciro mandou um recado para ambos: seu título de eleitor agora é de São Paulo. Um claro sinal de que o ex-presidenciável pode se movimentar no diretório da capital para se lançar candidato a prefeito.
Sai da frente
Ciro não esquece o dia em que o ex-presidente Lula e Campos o tiraram da disputa presidencial em 2010. Hoje, é só mágoa contra todos eles, inclusive Dilma Rousseff.
Opção
Os irmãos Gomes – Ciro e Cid, governador do Ceará – cogitaram trocar o PSB pelo PRB. Apesar da insatisfação com o PSB, nada ainda concreto.
Lobão & Sarney
Já não é segredo nas rodas de Brasília: o ministro Edison Lobão será o candidato apoiado por José Sarney e Roseana ao governo em 2014 no Maranhão. A sociedade informal inclui o domínio das principais secretarias pelos clãs, com alguma rebarba para o aguerrido PT local, sempre atropelado pela executiva nacional.
Projeto prorrogado
O comunista Flávio Dino, maior nome da oposição, recarrega suas baterias para a disputa em 2014, como opção de voto. Em Brasília, o PSDB E PT, cada qual a seu modo, já movimentam seus homens para acompanhar a disputa. Mas a de 2012.
Magia do Natal
O Palácio do Buriti, sede do governo do DF, foi inundado com cartões de felicitações. Um deles é da rival ferrenha do governador Agnelo Queiroz, deputada distrital Celina Leão: “Meu voto é por você”. Interpretam como provocação ou erro de endereço.
Só de cima
O deputado Sandro Mabel (PMDB) procura jato novo, avaliado em US$ 22 milhões. No Maranhão, o senador Lobão Filho (PMDB) constrói heliponto na sua empresa.
Terrorista escritor
Cesare Battisti, o terrorista italiano liberto no Brasil pela mão amiga do poder, vai a Fortaleza na segunda, 19, lançar o seu livro Ao pé do muro.
Cena
Ao receber um calhamaço de reivindicações de representantes da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma soltou, séria: “Olha, eu leio relatório, hein!”.
Scripti
Não se sabe o que é pior: a Polícia Civil do Rio só agora “descobrir” que há jogo do bicho na Serra, ou revelar que tinha camarote na Sapucaí, cedido pela Liesa, controlada pelos bicheiros que bancam o Carnaval.
Gelo enxugado
O Fundeb distribuiu este ano R$ 10 bilhões para ajudar prefeituras de todo o país a pagarem os salários dos professores, para cumprirem o piso nacional. Nota dez para quem descobrir se isso foi feito.
Cerco federal
O Ministério Público do Trabalho faz levantamento detalhado do trabalho escravo urbano no Brasil, principalmente com estrangeiros ilegais – maioria bolivianos, peruanos e equatorianos. São Paulo e cidades do Centro Oeste na mira.
Ponto final
“A Rio + 20 caminha para um retumbante fracasso”
Senador Fernando Collor, sobre o evento de 2012 que marcará o reencontro dos países após a Eco 92
coluna esplanada
Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
Nenhum comentário:
Postar um comentário