"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MARTA SUPLICY E O PAPA...

Como Sampa fez 458 anos ontem, eu me lembrei de uma piada do tempo em que Marta Suplicy era prefeita da cidade.

Em uma viagem ao Vaticano, Marta estava na sala de espera do palácio, aguardando ser recebida pelo Papa. Louca para fazer xixi, ela olhava para um lado e outro à procura de um banheiro e nada. Nem viv’alma para informá-la aonde havia um.

Nisso, uma porta se abre e mandam-na entrar no imenso gabinete papal. Ela entra, percorre dezenas de metros até chegar ao Papa e, após as mesuras de praxe, Marta, já não se aguentando, resolve perguntar:

- Sua Santidade, eu estou apertadíssima, preciso ir ao toalete. Sua Santidade poderia me dizer onde fica?

E o Papa:

- Olha, minha filha, este palácio é muito antigo e o banheiro mais próximo fica na outra ala. É xixi que a senhora quer fazer?

- É, Sua Santidade – respondeu uma cada vez mais aflita Marta.

- Está vendo aquela estátua de São Pedro ali? – e o Papa apontou para o monumento em mármore – Vá para trás dela e se alivie.

- Mas, Sua Santidade – retrucou Marta –, fazer xixi em São Pedro?!

- Sim, minha filha. Para quem já cagou em São Paulo é fácil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário