"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 22 de abril de 2012

DIA NACIONAL DE PROTESTOS PELO BRASIL AFORA!

Protestos em cidades brasileiras pedem o julgamento do mensalão

Manifestação em frente à Esplanada dos Ministérios: contra a sem-vergonhice do mensalão e do governo do DF (Foto: Pedro Ladeira/AFP)
Manifestação em frente à Esplanada dos Ministérios: contra a sem-vergonhice do mensalão e do governo do DF (Foto: Pedro Ladeira/AFP)


Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado em 80 cidades do Brasil para pedir rapidez no julgamento do mensalão (…). O principal objetivo das manifestações é pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que julgue o mais rápido possível o caso que investiga os subornos feitos a dezenas de deputados em 2004 e 2005 e o suposto financiamento ilegal da campanha eleitoral que levou Lula ao poder em 2003. Os manifestantes também pedem ficha limpa para todos os ocupantes de cargos públicos, o fim do voto secreto no Congresso e a transformação da corrupção em crime hediondo.

A maior marcha aconteceu em Brasília, onde, segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas vestidas de preto se concentraram na esplanada dos Ministérios. Em menor número, houve protestos na maioria das 27 capitais do país, segundo dados dos organizadores.

O presidente do Supremo, o ministro Ayres Britto, afirmou nesta semana que pretende concluir o julgamento nos próximos meses, antes das eleições municipais de outubro.

Protesto

Brasília e Rio de Janeiro saíram na frente em suas manifestações em prol do julgamento do mensalão. (…). Eram mais de 10 horas quando manifestantes começaram a se aglomerar no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. (…)
No final do protesto, já na Praça dos Três Poderes, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e encerraram o evento.

Chama atenção a baixa faixa etária dos participantes. (…) Jovens universitários ou do ensino médio, trajando roupas pretas, compõem a maioria do grupo de manifestantes. Questionado se o apartidarismo do protesto poderia minar sua eficácia, Rafael Baianuk, estudante de 22 anos, afirmou: “Nosso mecanismo é fazer pressão para que eles [congressistas] mudem. Não é um apartidarismo passivo.”

(…) As pautas de reinvindicações locais pedem Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o governador Agnelo Queiroz (PT-DF) e melhorias no sistema de saúde pública, um dos problemas crônicos do Distrito Federal.(…)
Manifestantes se concentram na Avenida Paulista para cobrar mais agilidade do Supremo (Manifestação em frente à Esplanada dos Ministérios: contra a sem-vergonhice do mensalão e do governo do DF (Foto: Ivan Pacheco)
Manifestantes se concentram na Avenida Paulista para cobrar mais agilidade do Supremo (Foto: Ivan Pacheco)
Em Curitiba, ruas são tomadas por pessoas de preto: julgamento já e punição dos culpados (Foto:Denis Ferreira Netto/Futura Press)
Em Curitiba, ruas são tomadas por pessoas de preto: julgamento já e punição dos culpados (Foto: Denis Ferreira Netto/Futura Press)
Marcha cobra, além da punição dos culpados pelo mensalão, aplicação da lei da Ficha Limpa e corrupção como crime hediondo, como se vêm Belém (Foto:Tarso Sarraf/AE)
Marcha cobra, além da punição dos culpados pelo mensalão, aplicação da lei da Ficha Limpa e corrupção como crime hediondo, como se vê em Belém (Foto:Tarso Sarraf/AE)
Um dos manifestantes de Brasília: com roupa de presidiário e mala de dinheiro (Foto:Pedro Ladeira/AFP)
Um dos manifestantes de Brasília: com roupa de presidiário e mala de dinheiro (Foto: Pedro Ladeira/AFP)
Em Brasília, manifestantes pedem cadeia para os corruptos e devolução do dinheiro roubado (Foto: Antonio Cruz)
Em Brasília, manifestantes pedem cadeia para os corruptos e devolução do dinheiro roubado (Foto: Antonio Cruz)
Manifestantes ainda lembram os tempos dos cara-pintadas, quando a esquerda cobrava punição dos corruptos; hoje, pede a impunidade (Foto: Pedro Ladeira-AFP)
Manifestantes ainda lembram os tempos dos cara-pintadas, quando a esquerda cobrava punição dos corruptos; hoje, pede a impunidade (Foto: Pedro Ladeira-AFP)

22 de abril de 2012
Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário