"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 20 de março de 2012

PRONACAMPO TENTA RECUPERAR A HERANÇA MALDITA DO PT

O número é impressionante. Em 2002, segundo dados do INEP, havia 107.432 escolas rurais no Brasil, oferecendo educação básica. Em 2010, este número havia desabado para 79.388 unidades. O PT fechou nada mais, nada menos do que 28.044 escolas nos dois mandatos de Lula, mais do que cinco por municipio brasileiro.

Não existe herança maldita maior do que o sucateamento da educação básica no campo brasileiro. Não é à toa que 90% da pobreza do Brasil está na roça. Hoje o governo lançou o Pronacampo. Deveria ser chamado de Perdãocampo.

20 de março de 2012
coroneLeaks

*** *** ***

Governo promete investir R$ 1,8 bi em educação no campo

MÁRCIO FALCÃO, FLAVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O governo federal lançou nesta terça-feira (20) o Programa Nacional de Educação no Campo, o Pronacampo. A proposta garante investimentos de cerca de R$ 1,8 bilhão por ano em medidas como capacitação de professores, melhorias na infraestrutura das escolas, adaptação de material didático para alunos no meio rural.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância de dar atenção a agricultura familiar e também ao agronegócio para o desenvolvimento do país.

"Tenho certeza que esse programa fará diferença no crescimento do país e distribuição de renda. [...] Estamos mudando a feição do campo e garantindo que ele será digno de se morar e criar filhos. Sem isso, não temos condições de fato de transformar o Brasil em uma grande Nação", disse.

Em meio a uma crise política com sua base aliada, Dilma disse que lançar programas é um dos momentos que a faz ter orgulho de ocupar a presidência.

"Esse é um daqueles momentos que a gente tem orgulho de ser presidente. Não é um orgulho qualquer. Me me gratifica poder, como presidente, aplicar, implementar um programa que vai levar a população, o jovem a outro destino, a possibilidade de outro sonho, a possibilidade de mais realizações."

Sem fazer crítica direta a nenhum de seus antecessores, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) reconheceu que houve um "equívoco" em não dar educação no campo até o momento.

"Foi um equívoco histórico. É um equivoco não dar prioridade a educação no campo como aconteceu durante toda a nossa história."

Segundo o Ministério da Educação, são 4.935.448 de analfabetos no meio rural, 35% do total dessa parcela no país.

No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. A idade média da população analfabeta nessas áreas é de 53 anos.

O Pronacampo, que trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas, apoiará a construção de 3 mil escolas e a aquisição de 8 mil ônibus escolares até 2014.

Além da estrutura física, o programa promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo e quilombolas por meio da instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo apoiará a inclusão social dos jovens e trabalhadores do campo. Para isso, serão dedicadas 120 mil bolsas de estudo do Pronatec Campo.

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Antes tarde do que nunca, ou antes fazer do que destruir. Mas convenhamos, o fechamento de 79.388 escolas rurais, e um resgate, como projeta o PRONACAMPO, de 3.000 unidades e mais a balela da instalação de recursos digitais em 20 mil escolas no país... Acho que ficou devendo e muito!
Inacreditável o abandono de 4.935.448 relegados ao analfabetismo por um partido que pouco ou nada investiu em educação, mas proporcionou o sucateamento e o aviltamento da educação.
Fico pasmo ante as práticas políticas de governantes que agem com crueldade, banalizando o sofrimento de milhões de pessoas, que sequer dispõem de recursos de saúde, de saneamento, de educação.
E a farsa continua, com as discurseiras de sempre, recheadas de promessas que não se cumnprirão, mas que iludirão outros tantos milhões.
E assim caminha essa 'democracia' para inglês ver, enquanto engorda as contas de corruptos que continuam e continuarão passeando na grande avenida da impunidade.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário