"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 9 de maio de 2012

OPOSIÇÃO TENTA EVITAR NOMEAÇÃO DE COLLOR "O NORMAL"

Os integrantes da CPI do Cachoeira avançam nas negociações para a definição de quem será o vice-presidente da comissão. A base aliada quer manter sob seu controle o cargo, cujo ocupante será responsável pela condução das sessões na ausência do presidente do colegiado, Vital do Rego (PMDB-PB).

Integrantes da oposição já dão como certo que o vice-presidente será governista, mas começam a se articular para tentar evitar que seja nomeado o senador Fernando Collor (PTB-AL).

Collor, que já foi alvo de uma CPI e sofreu um impeachment quando foi presidente da República, tem atuado de acordo com os interesses do PT na CPI do Cachoeira: ataca alas da imprensa e a Procuradoria-Geral da República.

A CPI foi criada para investigar o suposto esquema ilegal de jogos de azar chefiado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e suas conexões com agentes públicos e privados.

O discurso de parlamentares petistas e de que a definição do vice-presidente deve ser uma escolha pessoal de Vital do Rego e, por isso, o partido apoiara qualquer que seja a sua opção. Outro nome cotado é o do senador Vicentinho Alves (PR-TO). Por enquanto, contudo, o senador tem dito que não pretende assumir tal responsabilidade.

Ele justifica que está envolvido com outras atribuições no Senado, como a presidência da subcomissão que discute um novo marco regulatório para a aviação civil.

Para evitar que Collor assuma a vice-presidência da CPI, o PSOL sugerirá que a função seja assumida por um deputado, mesmo que do PMDB ou PT.

Valor Econômico

09 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário