"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 21 de junho de 2012

O CAPITALISMO É MESMO O SISTEMA MAIS JUSTO?

Nenhuma filosofia propôs o Socialismo como salvação. Sócrates, o Paladino da Filosofia, propôs que examinássemos as nossas vidas, para que ela fosse digna para ser vivida. Platão, seu discípulo maior, exaltava o Demiurgo (o artesão, o desenhista, o Criador Supremo do Universo).

Aristóteles criou a Ética, para vivermos em harmonia, o mais completo código jamais escrito por um ser humano. Baruch Spinoza, quase 2 mil anos depois, escreveu sua obra máxima “A Ética”, avançando ainda mais nesta matéria. A Filosofia serve para que façamos reflexões e nos indica caminhos.

Para ficarmos aqui mesmo, nos nossos tempos, empurraram para nós, goela abaixo, que o capitalismo é o sistema mais justo, mais humano, sistema este que dá oportunidades iguais a todos. A propaganda que divulga isso é fortíssima, uma autêntica lavagem cerebral de fazer inveja a Joseph Goebbels, o chefe da Propaganda nazista (“Uma mentira, repetida mil vezes, vira verdade”, era sua marca registrada).

E o que vemos hoje? O capitalismo trouxe, com sua ganância desmedida, as maiores desigualdades entre os povos, assemelhando-se em muito com o Feudalismo. Os “escolhidos” pelos reis da ocasião, recebem recursos e mais recursos, enquanto os “não escolhidos” … que passem muito bem obrigado.

Já li na Tribuna da Imprensa e no O Globo que o Sr Sílvio Santos salvou seu banco – PanAmericano – com 4 bilhões de reais da Caixa. Agora, a Míriam Leitão escreve que os recursos destinados (pela Caixa, novamente) para evitar a quebra do banco, já ultrapassam os 9 bilhões de reais.

E isto está acontecendo em todo o mundo: bancos oficiais salvando bancos particulares … com o dinheiro dos contribuintes!!! Karl Marx insurgiu-se tremendamente contra isso, contra o Feudalismo e … foi amaldiçoado pelos capitalistas. Faz todo o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário