"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 30 de setembro de 2012

ANDARILHO NO CÉU

 


Essa foto que agora público, a conhecia, mas muito por alto, tanto que cometi o erro de não dar-lhe na época o qualificativo de imortal. Vou procurar redimir-me dessa grosseira falta.
A foto está completando hoje 80 anos e o autor, Charles Clyde Ebbets (1905/1978) lhe deu como título “Luchtime atop a skyscraper” (Almoço no alto de uma arranha-céu).


Lá estão 11 homens suspensos no céu. Tem quem fuma, quem come e quem conversa despreocupado.
A maioria usa boné e todos estão com os pés pendurados. O terceiro, a partir da esquerda, empenhado numa conversa com seu vizinho, pela pose parece sentado numa poltrona.
O último de cara amarrada, segura uma garrafa, que pelo formato se pode deduzir qual tenha sido o conteúdo.

O mais interessante de cena, é mostrar trabalhadores acostumados às alturas, de mãos sólidas, com os nervos de aço, que certamente não sofrem vertigens e corajosos além do limite. Eles não tem absolutamente nada que os proteja.

Estão construindo o prédio da RCA, na praça Rockefeller em Manhattan (New York).
O autor da instantâneo, Charles, na época tinha 27 anos e a mania da fotografia.

Sua vida também foi cheia de aventuras e bem diversificadas: foi ator, piloto, pugilista, por esse último fato, tornou-se fotografo oficial do grande campeão de boxe Jack Dempsey.
Para obter foto mostrada no artigo, ele também teve que pendurar-se no vazio, como se pode ver no retrato tirado por um seu colega de dentro do prédio.


As imagens do Luchtime, são de tal forma incríveis, que na sua publicação, o jornal “New York Herald Tribune” lançou um protesto sobre as condições de insegurança, do trabalhadores edis.

Ebbets morreu de câncer em 1978, deixando traços sólido nas história da fotografia. Sua família está entretida em realizar um longa metragem de sua história, que já tem nome. “Skywalker”. (Andarilho do Céu).

Para encerrar vai um coisa bem curiosa. Quem são os fotografados?

Da esquerda para a direita: os irlandeses Martin “Matty” O’Shaughnessy e James Joy; o canadense Austin Lawton e o estadunidense John Charles Cook; mais um canadense Calude Stagg e tdos os outros são irlandeses; Jonh Patrick Madden, “Stretch” Donahue, Francis Michael Rafferty, Thomas Enright, Thomas “Norton” Naughton e Patrick “Sonny” Glynn.

(1) Separei 6 artigos sem algum critério definido, clique sobre as fotos para aumentá-las

Fotos Imortais “V–J day in Times Square” – 22/9
Fotos Imortais “O pecado mora ao lado” -28/9
Fotos Imortais “Eu, o pequeno hebreu da foto símbolo do holocausto”- 7/10
Fotos Imortais “A Bicicleta de Pelé” – 10/10
Fotos Imortais “Kiss of Life” – 20/10
Fotos Imortais “John Jr. Playing under JFK’s Desk”- 27/10

3o de setembro de 2012
Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário