Como foi o Blog da Tribuna que há duas semanas publicou, com absoluta exclusividade, a notícia de que o ex-presidente Lula está pintando o cabelo, o bigode e as sobrancelhas, gostaríamos de comentar a informação que acaba de ser divulgada por nosso amigo, irmão e camarada Ancelmo Gois, em sua coluna de O Globo, republicada por jornais de todo o país.
Desfeito o mistério antes que algum maldoso, comparando estas fotos — a primeira de 2/8/2012 e a segunda de 11/9/2012 —, tirasse conclusão apressada de que Lula, a exemplo de seu aliado Sarney, poderia estar pintando o bigode.
A repórter Tatiana Farah apurou junto ao médico oncologista Artur Katz, da equipe que trata Lula, que “essas coisas podem acontecer; às vezes nasce crespo, às vezes nasce branco, outras, mais escuro. Depois volta ao normal”.
Wanderley Nunes, o cabeleireiro de Lula, jura que o petista não pinta o bigode nem o cabelo, que “agora tem nascido mais escuro”.
Ele notou também uma mudança nos fios do cabelo, que ficaram mais grossos. O cabeleireiro disse que isso pode ocorrer depois de um tratamento como o de Lula (quimioterapia).
Quanto à barba, ela já voltou a nascer, mas Lula ainda vai esperar para retomar o antigo visual.
O país respira aliviado. Que seja feliz.
MILAGRE MÉDICO
Na ânsia de tentar proteger seu cliente famoso, o oncologista Artuz Katz acabou transformando Lula numa espécime ainda mais raro do que já era. Com as vibrantes declarações do ilustre esculápio paulista, agora Lula passou a merecer inclusão na chamada Literatura Médica, como personagem único de sequela advinda do tratamento da quimioterapia.
A Literatura Médica realmente informa que os cabelos sofrem mudanças nesse tipo de tratamento. Primeiro, caem. Depois, o cabelo que nasce logo após o tratamento costuma ser diferente do que a pessoa tinha antes. Surgem mais grossos e escuros, o cabelo liso torna-se encaracolado e pessoas louras podem até ficar morenas.
“Isso acontece porque os fios crescem em ciclos diferentes, primeiro mais grossos, depois mais finos, o que deixa o cabelo desigual”, explica Artur Malzyner, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Outra tendência que já se sabia na Literatura Médica. Pessoas jovens podem ficar com cabelos grisalhos e encaracolados, como aconteceu há pouco com o ator Reynaldo Gianecchini, que imediatamente passou a escurecê-los.
###
JAMAIS NA MEDICINA…
Lula orgulhosamente pode proclamar que jamais na História do Brasil e do mundo havia sido constatado um fato como esse. Seu cabelo primeiro renasceu branco, mas, surpreendentemente, depois foi escurendo com o passar do tempo… Alvíssaras!!! É mais um milagre do prócer petista, que na área econômica já conseguira criar a classe médica de famílias com seis pessoas e renda total de R$ 1,2 reais, e agora surge com esse novo milagre, desta vez na área científica.
O resultado desse acontecimento científico, todos já podem prever. No mundo inteiro, milhões de homens e mulheres de cabelos grisalhos, sem estarem com câncer, farão quimioterapia estética para voltar no tempo, pois já dizia o compositor cearense Belchior que “precisamos todos rejuvenescer”. E imediatamente!!!
Até em Sergipe, na histórica cidade de Frei Paulo, terra natal do amigo Ancelmo Gois, o SUS terá de abrir uma seção dedicada à quimioterapia estética, nesta nova especialidade médica legitimamente nacional. Aliás, lá em Frei Paulo, homem velho que começa a pintar cabelo, sei não…
Parabéns ao dr. Artuz Katz, cujo consultório mui justamente ganhará filas quilométricas de grisalhos em busca do escurecimento quimioterápico. E parabéns também ao presidente Lula, por ganhar mais esse título de doutors honoris causa, desta vez na área da médicina geriátrica.
20 de setembro de 2012
Carlos Newton
Nenhum comentário:
Postar um comentário