"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PRESIDENTE DO PPS AFIRMA QUE LULA DEVE EXPLICAR À SOCIEDADE SE É OU NÃO O CHEFE DO MENSALÃO

 



Desespero total – “Lula deveria é vir a público e responder à sociedade brasileira as graves denúncias de que ele é o chefe do mensalão, e não ficar arrumando solidariedade de quem se associa a mensaleiros para emitir nota em sua defesa”, disse o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), ao comentar nota divulgada pelos partidos da base aliada em defesa do ex-presidente da República.

Lula foi acusado pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador financeiro do Mensalão do PT, de chefiar o esquema que desviou dinheiro público para a compra de partidos e parlamentares no Congresso Nacional.

Para Freire, Lula “não tem que falar, por meio de partidos – que, se não são mensaleiros, se associaram ao mensalão ao reunir-se na defesa do ex-presidente; ele tem que provar que não é (o chefe do mensalão), já que a acusação partiu de um dos pilares na operacionalização do esquema”.

O presidente do PPS frisa que “ao invés de querer responder à oposição, Lula deve responder à sociedade brasileira se é ou não o chefe do mensalão”.

História

Ao analisar o teor da nota, que acusa a oposição de golpismo e comprara-a às forças que derrubaram Getúlio Vargas e João Goulart, Freire diz que “não adianta falar da história para querer se livrar da pecha de ser mensaleiro”.
O deputado disse que o PT enxovalhou a esquerda brasileira com um escândalo de corrupção sem precedentes na história do Brasil.

“Lula, fala, diga à sociedade que você não é o chefe dos mensaleiros; acaba com esse negócio de falar em golpismo e deixe de escapismo e de usar o nome da esquerda brasileira que sempre foi honrada, apesar de ter cometido erros”, afirmou Roberto Freire.

Roubo

“Vocês deveriam era ter cuidado de não roubar”, disse Freire, em recado a Lula e seus aliados. “E não vir agredir as instituições democráticas e a alta corte de Justiça do país”, continuou.

Na avaliação de Freire, mesmo os partidos que não estavam envolvidos no mensalão se associaram aos mensaleiros ao se juntar para elaborar a nota que visava responder a documento que os partidos de oposição lançaram prometendo entrar com representação contra Lula após o fim do julgamento do Supremo Tribunal Federal. “Mesmo os que não estavam envolvidos no escândalo de corrupção, nessa nota estão se associando ao mensalão”.

20 de setembro de 2012
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário