"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O RETRATO DO VELHO "BOY" FOI DESENHADO EM 2005 PELA EX-MULHER DO DEPUTADO BANDIDO

História em Imagens

 

Em 20 julho de 2005, Maria Christina Mendes Caldeira, que foi casada com o deputado federal Valdemar Costa Neto, ajudou a desenhar o retrato real do ex-marido num depoimento à Comissão de Ética da Câmara.
Enfiado até o pescoço no escândalo do mensalão, o dono do PL ─ que continuou engordando o prontuário depois de virar PR ─ afundou de vez no pântano do Planalto e achou prudente renunciar ao mandato para não ter suspensos os direitos políticos.

Sempre por decisão de milhares de eleitores, majoritariamente concentrados em Mogi das Cruzes, Costa Neto, o Boy, recuperou o gabinete no Congresso em 2006 e ali foi mantido pelas urnas de 2010.
Graças ao Supremo Tribunal Federal, será encerrada a carreira do parlamentar que polui a paisagem política desde o século passado.
O caso de polícia vai dormir na cadeia. Estaria por lá há muitos anos se Maria Cristina Mendes Caldeira tivesse contado o que sabia para homens sérios, não para comparsas.
Confira:

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3


27 de setembro de 2012
Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário