"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 12 de outubro de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

A QUADRILHA DO MENSALÃO

João Clímaco d’Almeida, o “Joqueira”, um dos mais famosos coronéis do PSD do Piauí, foi deputado federal e vice do governador Helvidio Nunes. Houve inundações em Picos, terra do governador.

O governador telefonou para irem juntos, no teco-teco do Estado. Joqueira desligou o telefone, disse a um grupo de deputados:

- Vou o quê? Vou esperar é que o avião caia, para assumir o governo.
Coronel “Joqueira” reclamava de Petronio Portela :
– Não consigo conversar com o Petrônio. Como é que se pode conversar com ele, se ele mesmo pergunta e ele mesmo responde?

###

TOTÓ

Era um sábio. Totó Barbosa, fotógrafo e vereador em Teresina, trabalhava ao lado do Banco do Estado do Piauí. Uma tarde, o coronel “Joqueira” conversava com ele, chegou um eleitor para pedir um dinheiro emprestado. Totó pulava de um lado, pulava de outro, o eleitor em cima. Queria o dinheiro de todo jeito. O coronel socorreu Totó:

- Meu filho, você está vendo este banco aí do lado? Pois o Totó não pode emprestar o dinheiro a você por causa do banco. Ele fez um trato: nem o Totó empresta dinheiro nem o banco tira retrato.
O eleitor foi embora.

###

JOQUEIRA

Festa de Santo Antonio, padroeiro da cidade de Campo Maior. Lá estavam o bispo D. Abel Alonso Nunes, o governador Dirceu Arcoverde, o vice-governador Djalma Veloso, o deputado “Joqueira”, o médico João de Deus Torres e as autoridades do município. Todos na igreja para a missa.

O deputado Joqueira levou sua esmola para Santo Antonio e deixou 2 mil cruzeiros no bolso. No fim da missa, meteu a mão no bolso, não havia dinheiro algum. Mas não quis dar o grito. Chegou o médico Dr. João de Deus, que, até pelo nome, deveria estar protegido:

- “Joqueira”, há um ladrão aqui dentro.Roubaram-me 7 mil cruzeiros.
Daí a pouco, chegou o vereador Manuca, da Arena:

- Nunca houve isso aqui. Tiraram todo o dinheiro do meu bolso.
“Joqueira” foi para a porta da igreja, quando a missa acabou:

- Não sei como volto para Teresina sem um tostão. Mas quero fazer um apelo em voz alta. Quem sabe serei ouvido por alguém aqui presente? Só quero que na eleição esse ladrão vote em mim, para diminuir o prejuízo.
Teve o voto.

###

CADEIA

O ladrão era petista. Lula ensinou ao PT que o velho ditado “rouba mas faz” está errado. É “rouba mas vota”, “rouba mas ganha”.


“Rouba mas ganha”

José Dirceu, Genoino, Delúbio, Marcos Valério, outros, condenados pelo Supremo Tribunal, já a caminho da cadeia, estão todos dizendo-se “injustiçados”. E são mesmo. Eles sabem o que todo o país também sabe : que foram apenas chefes, chefinhos e chefetes da “Quadrilha do Mensalão”, cujo chefão foi Lula. Mas não tiveram coragem de contar a verdade.

Dirceu dizia em 2005: – “Palocci, Genoino e eu temos um projeto, que é o projeto do Lula. A gente faz o que Lula quiser” (Folha de S. Paulo). :
Agora estão chorando pelos cantos. É tarde. É o preço da covardia.

###

DIRCEU

Dirceu é o Montesquieu brasileiro. A “Teoria dos Tres Poderes” foi criada para ele. Foi demitido pelo Executivo, cassado pelo Legislativo e condenado pelo Judiciário. Dirceu é uma homenagem viva à Democracia.

José Genoino, o valentão chorão: – “O Supremo Tribunal é um Tribunal de Exceção”. Por que ele não disse isso ao brutamontes Major Sebastião Curió?

Ricardo Noblat, em seu blog no “Globo” : – “Cadê o Lula que garantia que a Justiça apuraria o caso (do Mensalão) e puniria os culpados? O Lula é apenas um farsante”.

12 de outubro de 2012
Sebastião Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário