"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 9 de dezembro de 2012

NA GLOBO NEWS, VÍTOR WILLHER ANALISA IMPACTOS NEGATIVOS DA CORRUPÇÃO

 

O especialista do Instituto Millenium, Vítor Wilher, participou do programa “Conta Corrente” do jornal da Globo News desta sexta-feira, 7 de dezembro. Wilher comentou sobre os impactos negativos gerados pela corrupção.

Nesta semana, a organização não governamental (ONG) Transparência Internacional (Tranparency Internacional) divulgou estudo Percepção da Corrupção Index 2012, em que analisa a situação em 176 países. O Brasil ocupa a 69ª posição no ranking.

“A relação entre estado e mercado é fundamental para que haja um nível aceitável de desenvolvimento econômico. Nesse sentido, a corrupção afeta a competitividade da economia porque torna os preços mais caros, diminui a quantidade de recursos que poderia ser utilizado para ofertar mais bens e serviços e ainda provoda um efeito sutil, que trabalhamos muito no Instituto Millenium, que é a questão do Estado de Direito. Se temos uma sociedade onde a corrupção é generalizada, há pesos diferentes, as pessoas não são iguais perante à lei”, observou Wilher.
Assista ao vídeo

09 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário